Os filmes e séries mais recentes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) não têm sido tão bem recebidos quanto obras anteriores. As Marvels, lançamento mais novo do estúdio, teve a pior bilheteria de estreia da franquia. Dessa forma, fica a questão: o MCU está em apuros, os X-Men e o Quarteto Fantástico podem salvá-lo?
O reboot do Quarteto Fantástico está oficialmente a caminho, com mutantes e os X-Men também se juntando ao Universo Cinematográfico Marvel em algum momento.
Isso oferece maneiras de revitalizar o universo compartilhado, tanto criativamente quanto através do engajamento dos fãs. Mas isso pode não ser o suficiente para levar o MCU de volta ao seu antigo esplendor, especialmente considerando a histórica fraqueza de uma dessas propriedades.
Desde a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, muitos notaram uma queda acentuada no controle de qualidade em comparação com as fases anteriores.
Isso provavelmente se deve ao aumento significativo de projetos, com o MCU agora incluindo tanto filmes quanto séries de TV. Ao contrário das séries de TV Marvel da Netflix ou aquelas exibidas na ABC e Freeform, as séries do Disney+ estão mais diretamente conectadas aos filmes.
Isso foi evidenciado em WandaVision, que é ligada a Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, e foi muito bem recebida.
Enquanto Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis foi recebido com certa aprovação e um sucesso modesto nas bilheteiras, Eternos foi uma das iterações menos bem avaliadas do Universo Cinematográfico Marvel até agora.
Embora a colaboração com a Sony em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa tenha sido um sucesso imenso, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura não alcançou os mesmos níveis de sucesso.
Thor: Amor e Trovão foi duramente criticado por seu tom excessivamente bobo, e enquanto Pantera Negra: Wakanda Para Sempre foi visto como uma sequência bastante adequada e sóbria dadas as circunstâncias, o filme teve uma queda acentuada em relação à arrecadação financeira de seu antecessor.
Os filmes e séries de TV do MCU continuaram a ter desempenhos mistos a ruins de várias maneiras, especialmente após 2021.
Mulher-Hulk foi um tanto controversa entre alguns fãs, e ainda que Ms. Marvel tenha sido bem recebida, teve a menor audiência de qualquer série Marvel no Disney+.
Invasão Secreta foi criticada de todos os lados, levando muitos a questionar tanto a qualidade quanto a quantidade dessas séries. Nos cinemas, Guardiões da Galáxia Vol. 3 foi um sucesso financeiro e de crítica. Mas antes disso, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não atingiu o patamar financeiro ou crítico, e As Marvels já está posicionado para ser um grande fracasso de bilheteria. Assim, o MCU perdeu seu brilho reluzente, algo que poucos acreditavam que aconteceria.
Quarteto Fantástico e os X-Men podem não ser o suficiente
Mesmo com muitos projetos criados e personagens introduzidos, o Universo Cinematográfico Marvel ainda não apresentou adequadamente os X-Men ou o Quarteto Fantástico. Os fãs terão que esperar até 2025 para o Quarteto Fantástico chegar aos cinemas, sem nenhum membro do elenco confirmado até o momento. Isso provavelmente se deve às regras relacionadas à recente greve de 2023 do SAG-AFTRA, mas é decepcionante mesmo assim.
Quanto aos X-Men, eles estão apenas sendo introduzidos de maneira lenta para o gosto de muitos fãs. Uma versão alternativa do Professor X de Patrick Stewart apareceu em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, com o episódio final de Ms. Marvel confirmando que a heroína titular era realmente uma mutante. Agora, As Marvels está preparando os X-Men de outra maneira, e em 2024 há também o lançamento de Deadpool 3, que tem Wolverine como um dos personagens.
Infelizmente, não há razão para acreditar que além dos fãs mais fervorosos da Marvel verão a introdução do Quarteto Fantástico como um evento importante. A equipe nunca teve um filme verdadeiramente bem-sucedido, sendo mais associada a adaptações cinematográficas particularmente ruins
Enquanto isso, é inegável que os X-Men continuam sendo uma das maiores e mais queridas propriedades da Marvel, mesmo com a forma como o MCU aumentou o perfil de outros heróis.
Mas tudo dependerá como a Marvel Studios lidará com os X-Men. Mudanças gritantes no material de origem podem alienar os fãs, prejudicando ainda mais a franquia.
Não ajuda o fato de projetos que preparam os X-Men serem amplamente ignorados pelo público em geral, o que provavelmente continuará sendo o caso dada a previsão de audiência para As Marvels.
Assim, o inevitável reboot do filme dos X-Men pode ironicamente estar em uma situação semelhante ao filme original dos X-Men da Fox: com a missão de tentar reviver o gênero após ter sido aparentemente completamente rejeitado.