Indicações

Reveladas as maiores fraquezas dos Vingadores na Marvel

Ninguém é invencível. Até um homem de aço como o Superman é vulnerável a coisas como kryptonita, magia ou ocasionalmente um cara grande e pontudo.

Muitos outros super-heróis sofrem vulnerabilidades semelhantes. Os poderes do Lanterna Verde eram inúteis contra a cor amarela.

O Caçador de Marte tem mais super poderes do que a maioria da Liga da Justiça combinada, mas se você o aproximar demais de uma fogueira, ele vai surtar.

Mas a fraqueza de um herói nem sempre é física. Com algumas exceções notáveis, a maioria dos membros dos Vingadores do MCU não comanda o mesmo tipo de poderes divinos que os recrutas da Liga da Justiça, e suas vulnerabilidades tendem a ser mais profundas que a pele.

Eles estão confiantes demais, são sobrecarregados por sentimentos de inadequação ou, em alguns casos, você simplesmente não sabe de que lado eles estarão de um minuto para o outro. Por mais que a equipe às vezes possa funcionar como uma máquina bem programada, um vilão com a astúcia de Loki ou Ultron pode acabar com o time.

Não acredita em nós? Vamos analisar as maiores fraquezas dos seis principais membros dos Vingadores nos cinemas.

Homem de Ferro coloca tudo em seus ombros

Dizer que a força de alguém também pode ser sua fraqueza é clichê, mas é clichê porque é verdade, e o Homem de Ferro do MCU é um exemplo perfeito.

Desde a Batalha de Nova York em Os Vingadores de 2012, Tony Stark segurou o mundo em seus ombros. Quando os Chitauri vieram gritando do céu sobre Manhattan, tudo mudou para Tony.

O conhecimento de que forças alienígenas hostis estavam esperando no vazio era demais para ele processar sem fazer algo a respeito.

Embora esse senso de responsabilidade ajude a salvar o mundo várias vezes, inclusive em sua batalha final em Vingadores: Ultimato de 2019, também alimenta as maiores falhas de Stark. Isso justifica, em sua mente, seu erro em Vingadores: A Era de Ultron que leva à criação de um robô sensível que quase destrói o mundo.

Também é uma grande parte de sua motivação apoiar os Acordos de Sokovia em Capitão América: Guerra Civil, enviando-o em rota de colisão com Steve Rogers e deixando o mundo com Vingadores divididos quando Thanos aparece.

Capitão América é bom demais para o seu próprio bem

Em “The Fly”, do U2, Bono canta: “Não é segredo que um mentiroso não acredita em mais ninguém”. Isso ocorre porque tendemos a esperar do mundo o que esperamos de nós mesmos.

Se você mente o tempo todo, provavelmente supõe que todo mundo mente o tempo todo e, portanto, não confia em ninguém. Isso funciona do outro jeito também.

Se você é um patriota altruísta e corajoso que sempre exige o melhor de si, provavelmente espera o melhor de todos ao seu redor. E se você é Steve Rogers, ficará desapontado, muitas vezes.

É esse aspecto de Steve que ajuda a criar muitos problemas em Capitão América: Guerra Civil. É claro que ele não vê necessidade dos Acordos de Sokovia – ele espera o melhor de todos ao seu redor.

Ele luta muito, arrisca muito e perde muito para proteger seu velho amigo Bucky porque, apesar do que ele sabe que Bucky fez, ele ainda espera o melhor dele. Sua inocência o levou a se juntar à SHIELD sem perceber a crescente ameaça da Hydra, por exemplo.

Thor não sabe perder

Desde sua primeira aparição no cinema em Thor de 2011, o deus do trovão luta com o fato de que ele simplesmente não está acostumado a ser o perdedor.

O problema de quase sempre ser o cara mais poderoso é que você talvez não saiba o que fazer quando esse poder não puder salvá-lo. Isso é verdade para Thor assim que o encontramos em seu primeiro filme solo.

Ele finalmente encontra a humildade de reconquistar Mjolnir e recuperar seus poderes, mas quando ele se torna mortal pela ordem de Odin, tudo o que ele sabe fazer é tentar recapturar o martelo. Quando ele descobre que não pode levantá-lo, sua raiva por seu pai é tão consumidora que ele ruge no céu.

E, claro, há sua transformação no chamado “Mano Thor” em Vingadores: Ultimato. Enquanto Thor falha em impedir Thanos de matar metade do universo em Vingadores: Guerra Infinita, como Rocket aponta, ele não está sozinho em seu fracasso.

Ainda assim, Thor deixa o peso de tudo cair diretamente em seus ombros. É o que o leva a assassinar Thanos… e a chegar ao fundo do poço.

A fraqueza do Hulk é que ele é imprevisível

Uma coisa que sempre ficou clara sobre o Hulk nos filmes e nos quadrinhos é que sua maior fraqueza – pelo menos em termos de trabalho com uma equipe – é que você nunca sabe ao certo exatamente com qual Hulk estará lidando, e se você errar, ele tem a mesma probabilidade de esmagar seus companheiros de equipe do que de esmagar o inimigo real.

Enquanto Loki está, sem dúvida, usando seu poder e o da Joia da Mente para influenciar o Hulk quando ele enlouquece em Os Vingadores, o Hulk não é alguém que você precisa manipular tanto para deixá-lo fora de controle. Enquanto o momento é indiscutivelmente um dos mais hilariantes do filme, o Hulk mostra sua vontade de atacar aliados quando ele dá um soco em Thor de repente.

Ele é um dos quatro Vingadores que são agredidos em uma única cena pelos poderes mentais de Feiticeira Escarlate em Vingadores: A Era de Ultron, mas é o único que não apenas ataca um de seus companheiros de equipe por causa disso, mas também atravessa Joanesburgo. E em Thor: Ragnarok, não há bruxas ou bruxos brincando com sua mente quando ele escolhe atacar Thor na arena de Sakaar.

Basicamente, “o outro cara” é imprevisível.

Viúva Negra não está convencida de que merece perdão

Como vimos várias vezes na Viúva Negra no MCU, por mais que ela lute e sacrifique para se redimir, uma parte poderosa dela está convencida de que não vale a pena se salvar. É o que Loki tenta explorar em Os Vingadores, e é uma das coisas que a mata em Vingadores: Ultimato.

Quando Loki revela à Viúva Negra em Os Vingadores que o Gavião Arqueiro controlado pela mente lhe contou tudo sobre o passado sombrio de Natasha, ele pretende manipulá-la. As coisas não funcionam exatamente como Loki planeja, mas como descobrimos mais tarde durante sua conversa com Gavião Arqueiro, a Viúva Negra ainda está abalada com a experiência.

E sim, Viúva Negra é quem descobre como fechar o portal que os Chitauri estão usando para invadir a Terra, e em Capitão América: O Soldado Invernal, ela é inicialmente a única aliada do Capitão América, e é Viúva Negra quem libera todos os segredos da Hydra no mundo pela Internet, mesmo que sirva para expor seu próprio passado. No entanto, apesar desses atos heroicos, em Vingadores: A Era de Ultron, ela implica que ela é tão monstruosa quanto o Hulk e chama a noção de que ela é uma heroína de “um sonho”.

Enquanto você dificilmente poderia chamar o sacrifício dela em Vingadores: Ultimato de uma fraqueza, parece provável que essa visão de si mesma como um monstro seja parte do que a convence de que ela deveria ser a única a morrer em Vormir e não Gavião Arqueiro.

Gavião Arqueiro é um herói limitado por sua munição

Gavião Arqueiro é um dos poucos Vingadores cuja maior fraqueza está mais no lado físico das coisas, pois ele é limitado por sua munição.

Sem suas flechas, Clint está longe de estar desamparado. Na maioria de suas aparições, nós o vimos igual a muitos de seus companheiros Vingadores quando se trata de combate corpo a corpo.

Em Capitão América: Guerra Civil, vimos ele se defender contra Viúva Negra e Pantera Negra com um mínimo de flechas de truque. Mas e quando se trata das ameaças que vivem no mundo dos super-heróis?

Ele precisa dessas armas, e quando acaba a munição (como vemos em Os Vingadores), ele fica com muitos problemas. Na Guerra Civil, ele teria sido absolutamente inútil contra heróis como Homem de Ferro, Máquina de Combate e Homem-Aranha sem suas flechas.

Ele foi absolutamente inútil contra o Visão, mesmo com suas flechas.

E é provavelmente por isso que em Vingadores: A Era de Ultron, descobrimos que ele apresentou alguns meios criativos para estender sua reposição de munição. Quando ele se esconde brevemente em um prédio com a Feiticeira Escarlate abalada, vemos que ele descobriu novas maneiras de armazenar munição quando tira uma coisa de sua bota que produz várias flechas, todas prontas para ele.

Sair da versão mobile