Durante anos, os fãs da Marvel prestaram atenção em duas franquias diferentes da editora no cinema. Uma era a dos X-Men, que tinha produção da Fox, e a outra o MCU, o universo cinematográfico da Marvel.
Com os mundos diferentes, as comparações sempre aconteceram. No fim das contas, o MCU provou ter mais sucesso, enquanto os longas dos X-Men deixaram o público dividido.
Porém, a franquia dos mutantes teve um filme bastante elogiado. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido arrumou os erros da série e deu um novo futuro aos personagens, de forma criativa com viagem no tempo – oportunidade que, depois, não foi bem aproveitada.
A trama de viagem no tempo no mundo dos heróis chegou a ser vista novamente em Vingadores: Ultimato, no MCU. Por parte do roteirista Simon Kinberg, dos filmes dos X-Men, isso gerou comparações.
Ao IGN, o profissional afirmou que isso mostrou como os filmes dos mutantes são mais “sérios” que os da Marvel.
MCU é mais divertido
O roteirista afirmou que a Marvel tenta fazer filmes mais divertidos no MCU. Enquanto isso, os longas dos X-Men seguiram uma outra linha.
“Eu acho que o tom do MCU, com poucas exceções, é mais de diversão do que os filmes dos X-Men. O que nós tentamos fazer nos nossos foi criar algo, digamos, mais ‘operacional’ ou ‘dramático’, até mesmo chegando a um melodrama. Enquanto isso, os filmes do MCU são mais divertidos e alegres, não que não tenham momentos mais sérios e Vingadores: Ultimato tem alguns bem sérios, mas como eles lidam com viagem no tempo parece seguir o tom dos filmes deles. Onde eu acho que se encaixa mais no tipo de filmes que nós fizemos”, declarou o roteirista.
De qualquer maneira, a comparação fica no passado. A franquia da Fox chegou ao fim com o estúdio sendo vendido para Disney, que também é dona da Marvel.
Com isso, a propriedade dos X-Men volta para Marvel. O grupo chega no MCU com um reboot completo.
Por enquanto, a Marvel não informa quando esse reboot vai acontecer.