A Marvel conta com alguns dos mais poderosos ditadores dos quadrinhos. Alguns são até super-heróis.
De Maestro ao Doutor Destino, a Marvel está cheia de personagens autoritários que gostam de comandar outras pessoas.
Aqui estão os dez ditadores – heróis ou vilões – mais poderosos das histórias em quadrinhos da Marvel.
Aniquilador
Milênios atrás, os tyannans iniciaram um projeto para trazer vida à Zona Negativa. Foram relativamente bem sucedidos, mas isto custou algumas vidas.
Depois que sua nave colidiu com o planeta vulcânico Arthos, os tyannans restantes morreram de fome, até que seus esposos trouxeram vida ao planeta. Quando uma sociedade surgiu, o insectoide hiperinteligente Aniquilador usou a tecnologia dos tyannans para conquistar a Zona Negativa e além.
Suprema Inteligência
Há muito tempo na Marvel, os Kree criaram a Suprema Inteligência para ajudá-los a criar um cubo cósmico para combater os Skrull em pé de igualdade. No entanto, a Suprema Inteligência, que foi criada usando uma combinação das maiores mentes dos Kree, acabou criando uma mente própria.
A Suprema Inteligência cresceria para substituir o governo Kree e seria até adorada como um deus. Foi aí que recebeu seu nome.
Apocalipse
O acordo de En Sabah Nur – ou como muitos fãs de X-Men o conhecem, Apocalipse – é que os fortes sempre devem subir ao topo e assumir o controle. Felizmente, para ele, não há muitas pessoas que são mais poderosas que ele por perto.
Sempre que o Apocalipse parece estar no comando, o mundo tende a ter mais a vibração do mundo da batalha, um mundo onde os fortes fazem o que querem até que alguém mais forte faça algo a respeito.
Aparentemente, o planejamento a longo prazo não é um dos pontos fortes do Apocalipse, como provado por todas as vezes que ele perdeu para os X-Men nos quadrinhos da Marvel.
Dormammu
Dormammu tem uma longa história de desejos de acumular energia. Depois de absorver tanta força vital e poder, Dormammu e sua irmã Umar mataram a mãe antes de serem banidos de casa.
À medida que vagavam por diferentes universos e planícies dimensionais da Marvel, tropeçaram na Dimensão das Trevas, onde seu governante, o rei Ulnar (contra a vontade de seus conselheiros), permitiu o santuário e dava-lhes poder sob a condição de que o ensinassem a romper dimensões.
Após várias décadas de conquista, Dormammu levou Ulnar à sua morte e assumiu o cargo de governante da Dimensão Sombria, onde continuaria a tradição da conquista dimensional. Até que ele tentou dominar a Terra.
Thanos
Vingadores: Ultimato deu aos fãs uma ideia do tipo de ditador que Thanos é, mas mesmo isso dá a ele um pouco mais de crédito do que ele merece.
Enquanto a versão do MCU pelo menos se enganou em acreditar que estava fazendo a coisa certa, o Thanos dos quadrinhos da Marvel simplesmente quer transar. Bem, tipo isso.
O Thanos dos quadrinhos está apenas tentando chamar a atenção da Dona Morte. Ela também gosta muito, muito mesmo da morte. Então, como um garotinho com um buquê realmente horrendo, Thanos mata metade do universo por uma mulher pela qual é apaixonado.
Thor
Os ditadores podem ser universalmente ruins, mas Thor argumenta bastante bem. Sob Thor, o mundo viu um crescimento unânime.
Já não havia áreas infectadas pela doença porque os asgardianos podiam simplesmente curar qualquer coisa que surgisse. Não havia fronteiras, nem guerras, nem religião. Não houve sofrimento. Ou pelo menos é a casa que muitos moradores viram.
Apesar do reinado de Thor, ainda havia muitos que se apegavam às religiões que haviam sido arrancadas deles. Muitos se recusaram a abandonar suas crenças e sofreram as consequências disso, ou pelo menos mantiveram suas tradições em segredo. O governo de Thor pode ter avançado a humanidade, mas certamente não lhes deu liberdade.
Maestro
Quando os humanos e os super-humanos tiverem sido eliminados da existência, o mundo cairá nas baratas. E o Hulk tomará o controle.
Embora esta versão do Hulk seja significativamente mais velha do que muitas das versões que os fãs veem regularmente, ele também é muito mais forte graças à radiação que absorveu durante a guerra.
Quando o mundo se transformou em cinzas, Hulk pegou o que restava e afirmou seu domínio sobre qualquer coisa viva que se encontrasse ao seu alcance. A combinação de Bruce Banner e as qualidades mais vilãs do Hulk fizeram do Maestro um ditador que poucos ousariam questionar.
Capitão América
Bem, Capitão América certamente não é o primeiro herói a ser vítima de um poder que acaba corrompendo, mas deveria ser incorruptível.
Ele deveria ser a rocha que construiu a base para o que um super-herói da Marvel era. Então, quando ele proferiu a frase “Hail Hydra”, os fãs sabiam que a linha do tempo estava prestes a dar uma guinada muito sombria.
Capitão América assumiu sistematicamente o estado declarado, enquanto separava e enfrentava as equipes de super-heróis que o impediriam. Capitão América era tão bom em ser ruim que era quase difícil de ler. Quase.
Doutor Destino
Victor Von Doom foi feito para uma coisa e apenas uma coisa: reinar supremamente. Isso significa tornar-se o único governante de sua terra natal, a Latvéria, ou governar o que resta do multiverso com um punho de ferro.
O que é tão desconcertante na busca de Doutor Destino para se tornar um governante é que, uma vez que ele chega à posição de poder, ele geralmente é muito bom. Destino pode não ter usado os métodos mais heroicos para acumular poder, mas muitas vezes Latvéria e até o multiverso não teriam sobrevivido sem ele.
Namor
Assim como T’Challa e outros reis da Marvel, Namor é um rei que precisa se sentir à vontade para tomar decisões difíceis. Decisões como ir à guerra, tirar vidas e cuidar de uma nação inteira de pessoas. E bem como Doutor Destino, Namor pode ser incrivelmente arrogante.
Namor acredita que, como governante da Atlântida, não apenas existem muito poucos que ele chamaria de iguais, mas também muito poucos dignos de seu tempo. O governo de Namor pode não ter sido em detrimento de seu povo, mas prejudicou muitos outros.