Streaming

Vingadores: Guerra Infinita | Entenda os 10 anos do Universo Cinematográfico Marvel e sua linha temporal

Foram 10 anos de MCU, o Universo Cinematográfico Marvel até Vingadores: Guerra Infinita, e essa jornada não foi contada cronologicamente. Mas nós organizamos uma linha do tempo para você chegar preparado no filme mais aguardado do estúdio! Confira a ordem cronológica dos acontecimentos do MCU:

TUDO COMEÇA COM AS JOIAS DO INFINITO | De acordo com o Collector, as Joias do Infinito vêm do universo antes do nosso. Como ele disse aos Guardiões da Galáxia: “Antes da criação, havia seis singularidades. Então o universo explodiu e os restos desses sistemas foram forjados em pedras concentradas … Joias do Infinito.” Elas não foram a única coisa a sobreviver ao universo anterior. Os dias da morte do universo antes do nosso eram governados pelos Elfos Negros, alguns dos quais também de alguma forma entraram neste cosmos. Eles estavam acostumados a uma realidade que estava nos últimos estágios da morte por calor, uma escuridão infinita. Eles se estabeleceram no reino de Svartalfheim e sempre procuraram restaurar seu universo sombrio.

OS CELESTIAIS | A raça poderosa conhecida como os Celestiais nasceu nos primeiros dias do universo. Esses seres foram forjados da chamada “luz viva”, que eles usaram para manipular a matéria e criar seus próprios corpos. É possível que esses foram os seres que “forjaram” as Joias do Infinito em sua forma atual. Eles certamente tomaram posse da Joia do Poder, e o Colecionador mostrou imagens dos Celestiais usando-a para julgar mundos e civilizações inteiras. O destino final dos Celestiais não é claro, mas parece provável que outras raças se levantaram para travar uma guerra contra eles. Os Celestiais foram virtualmente extintos, com apenas fragmentos de seus corpos deixados para trás; um crânio gigantesco acabaria por se tornar a instalação de mineração chamada de Luganenhum. Apenas um último Celestial foi deixado, o ser recém-nascido que viria a se chamar de Ego.

WAKANDA | Há 2,5 milhões de anos, um meteorito de Vibranium impactou a África Oriental. Toda a área foi transformada pelo pó de Vibranium, com as energias emitidas do metal raro levando flora e fauna a evoluir de uma forma única. Humanos se estabeleceram na área há mais de 10 mil anos, e tribos guerreiras lutaram contra isso. O conflito tribal chegou ao fim quando um chefe guerreiro, Bashenga, recebeu uma visão do Deus Pantera. Ele foi guiado para a rara Erva em Forma de Coração, e ingeriu seus tremendos poderes sobre-humanos. Bashenga usou esses poderes para unir as tribos e formou a primeira civilização do mundo: Wakanda. Ele se tornou o primeiro Pantera Negra.

Em 2.988 aC, os Elfos Negros reconheceram que um evento cósmico conhecido como a Convergência, que veria o tecido da realidade enfraquecendo. Eles procuraram usar a Joia da Realidade (que chamaram de Éter) para recriar seu próprio universo de trevas. Felizmente, os Elfos Negros foram combatidos pelas forças de Asgard, sob a liderança de Bor. Quando a poeira baixou, Bor achou que havia cometido genocídio, limpando os Elfos Negros. Acreditando que a Joia da Realidade era muito perigosa, ele a tinha escondido. Desconhecido para Bor, os últimos sobreviventes dos Elfos Negros – incluindo seu líder, Malekith – se trancaram em animação suspensa, aguardando a próxima Convergência. Bor seria sucedido por seu filho, Odin, que inicialmente buscou uma política imperial. As forças de Asgard saquearam outros mundos e civilizações, levando seus tesouros para si mesmos. O maior guerreiro de Odin era sua filha, Hela, que cortava uma ferida sangrenta entre todos os oponentes de Asgard. Finalmente, com o passar dos séculos, Odin começou a acreditar que estava levando Asgard na direção errada. Ele tentou empurrar Asgard em direção a uma política mais benevolente, mas foi ferozmente contestada por Hela. O Pai de Todos finalmente baniu sua filha, prendendo-a com seu próprio poder; foi uma decisão que custou caro a Asgard, pois ela escapou brevemente e matou os famosos guerreiros Valquírias de Asgard.

A HYDRA E O NAZISMO | No século XX, a Hydra usou a ascensão do nazismo como uma oportunidade para ganhar poder e influência. A figura mais notável foi Johann Schmidt, um cientista que acreditava que as lendas de Asgard eram a chave para a ciência antiga e avançada. Ele se insinuou dentro da SS e, em junho de 1934, aproveitou a Noite das Longas Facas para assumir o controle do programa de testes de armas dos nazistas em Kumersdorf. Sob a liderança de Schmidt, a Hydra buscou duas avenidas de pesquisa. Arnim Zola continuou a desenvolver sistemas avançados de armas, que a Hydra testou secretamente durante a Guerra Civil Espanhola. Mas o próprio Schmidt estava mais interessado em tentativas de criar o humano perfeito e ficou fascinado pelas teorias do Dr. Abraham Erskine. Quando Erskine tentou fugir da Alemanha em setembro de 1935, Schmidt interceptou-o e forçou-o a cooperar com a Hydra.

O PROGRAMA SUPER-SOLDADO | O programa de super-soldados da SSR foi bem sucedido, mas Erskine foi assassinado por Hydra depois de criar apenas um super-soldado: Steve Rogers, um garoto magro do Brooklyn que Erskine recrutou por sua força de caráter. Embora o chamado “Capitão América” ​​tenha sido inicialmente usado como ferramenta de propaganda, em outubro de 1943 Rogers lançou uma missão não autorizada atrás das linhas inimigas para resgatar prisioneiros de guerra. Ele provou ser bem sucedido e foi recrutado pela SSR como um agente de campo contra a Hydra. Desesperado, o Caveira Vermelha usou a tecnologia Tesseract para capacitar seu bombardeiro Valquíria, e o pilotou em um bombardeio nos Estados Unidos. Capitão América conseguiu entrar a bordo e os dois super-soldados lutaram. O Caveira Vermelha foi (aparentemente) consumido pelo poder do Tesseract, enquanto Rogers bateu a Valquíria na Calota de Gelo da Groenlândia. Ele também foi acreditado morto.

EGO E SEU PLANO | Enquanto isso, nas profundezas do espaço, o último dos Celestiais – Ego – criara um mundo inteiro em torno de sua “luz viva”. Criando uma forma biológica para si próprio, Ego viajou pelo cosmo, buscando qualquer indício de que outros de sua raça haviam sobrevivido. . Ele finalmente percebeu que estava sozinho. Ego forjou um plano insano para absorver o resto da galáxia, mas rapidamente percebeu que precisaria de outro Celestial para conseguir isso. A solução, decidiu Ego, era viajar pela galáxia e progredir, na esperança de que alguma raça se mostrasse compatível com o DNA Celestial. Em 1980, Ego chegou à Terra e conheceu Meredith Quill. Para o horror de Ego, ele percebeu que estava genuinamente se apaixonando por Meredith. Ele foi cada vez mais tentado a abandonar sua causa e, em vez disso, viver na Terra. Separado de sua “luz viva”, Ego se tornaria mortal e morreria um humano. Esta tentação era perigosa, e assim Ego escolheu criar um tumor dentro de Meredith, que gradualmente a mataria. Ele então deixou a Terra para sempre. Meredith deu à luz um filho, a quem ela nomeou Peter. Ao longo dos anos, o câncer de Meredith progrediu e ela finalmente morreu em 1988. Sentindo sua morte iminente, Ego contratou Yondu para recolher Peter e levá-lo ao Planeta Ego. Em vez disso, Yondu adotou a criança como sua, elevando-a como o “Senhor das Estrelas”.

PARTÍCULAS PYM | Hydra ficou particularmente interessada na chamada “Partículas Pym”, descoberta pelo consultor da S.H.I.E.L.D. Hank Pym. Pym havia desbloqueado a capacidade de mudar de tamanho e usara esses poderes para executar uma série de missões importantes. Ele pagou um preço terrível, porém, com a esposa, Janet Van Dyne, se sacrificando para impedir um ataque aos Estados Unidos. Pym descobriu que agentes da S.H.I.E.L.D. estavam tentando duplicar sua tecnologia, então ele se demitiu.

A MORTE DE HOWARD STARK | Em dezembro de 1991, a Hydra ficou sabendo que Howard Stark havia finalmente reproduzido o soro dos super-soldados. Eles usaram o Soldado Invernal para assassinar Stark e sua esposa, e recuperaram amostras do soro. Os experimentos de Hydra não foram bem-sucedidos; os sujeitos eram perigosamente instáveis, e a Hydra foi forçada a abandonar o projeto e colocá-los em suspensão criogênica.

A TRAIÇÃO DE N’JOBU | No final dos anos 80 e início dos anos 90, o rei T’Chaka de Wakanda começou a enviar seus agentes para o mundo para monitorar cuidadosamente possíveis ameaças. Um desses agentes era seu irmão, o príncipe N’Jobu, mas T’Chaka não conseguiu avaliar a natureza apaixonada de N’Jobu. O príncipe se apaixonou por uma mulher afro-americana e os dois tiveram um filho secreto. Cada vez mais investido no mundo exterior, o N’Jobu assistiu com fúria à medida que o sistema social do planeta conspirava contra os negros. Ele acreditava que Wakanda tinha a responsabilidade de intervir e concluiu que as armas de Vibranium poderiam ser usadas para armar as insurgências negras em todo o mundo. N’Jobu conspirou com o contrabandista Ulysses Klaue para contrabandear o Vibranium de Wakanda. Forças wakandanas capturaram Klaue e o rotularam como ladrão; mas eles não conseguiram apreciar a escala da ameaça que Klaue representava. Em 1991, outra captura próxima levou Klaue a detonar explosivos, matando membros da Tribo da Fronteira de Wakanda. Tchaka começou uma investigação pessoal e descobriu rapidamente a traição de seu irmão. O confronto entre T’Chaka e N’Jobu se transformou em tragédia, com N’Jobu na verdade atacando o rei – que matou seu irmão. Horrorizada com o que ele havia feito, Tacka deixou a América, abandonando o filho de N’Jobu nos Estados Unidos. Klaue permaneceu como o inimigo mais odiado de Wakanda, mas o contrabandista conseguiu permanecer fora do radar por décadas.

NASCE HULK | Em 2005, o foco contínuo dos militares no programa de super-soldados levou à criação do Hulk. O general Thaddeus Ross exerceu enorme pressão sobre seu cientista-chefe, Bruce Banner, que estava ansioso para obter a aprovação de Ross devido ao seu amor por sua filha, Betty. Bruce expôs-se insensatamente a altos níveis de radiação gama e transformou-se no Hulk. Betty foi uma das pessoas hospitalizadas pela primeira fúria do Hulk. Para o horror de Banner, Ross viu o Hulk como uma arma em potencial. Ele fugiu pela fronteira canadense, tornando-se um dos homens mais procurados do mundo. Um ano depois de fugir do país, Banner tentou alcançar Betty. A mensagem foi interceptada por S.H.I.E.L.D. Buscando obter uma leitura sobre esse misterioso novo indivíduo “aprimorado”, Nick Fury organizou pessoalmente uma reunião com Banner, manipulando cuidadosamente as circunstâncias de modo a desencadear um incidente com Hulk. Fury ficou menos que impressionado, concluindo que o Hulk era muito volátil para se tornar um ativo.

O HOMEM DE FERRO | Tony Stark havia transformado com sucesso as Indústrias Stark em um dos principais fabricantes de armas do mundo. Desconhecido para Stark, porém, o sócio sênior Obadiah Stane estava secretamente vendendo armas para terroristas. A empresa estava realmente sob investigação por S.H.I.E.L.D., que não tinha certeza se Stark estava ou não envolvido nos crimes de sua empresa. As ambições crescentes de Stane fizeram com que ele conspirasse com a organização terrorista Dez Anéis para assassinar Tony Stark. Em vez disso, para a fúria de Stane, os Dez Anéis capturaram Stark e tentaram forçá-lo a criar armas para eles. Ferido durante o ataque dos Dez Anéis a um comboio no Afeganistão, Stark criou um reator miniaturizado para manter os pedaços de estilhaços longe do seu coração. Ele então criou a primeira armadura do Homem de Ferro, escapando com sucesso. Voltando aos EUA, Stark dedicou-se a tirar as armas ilegais da Stark Industries da mesa. Isso o levou a um combate direto com Stane, que criou com sucesso sua própria armadura. Embora S.H.I.E.L.D. tentou ajudar Stark esconder sua identidade, Stark deixou a reportagem de capa em uma conferência de imprensa e admitiu ser Homem de Ferro.

O anúncio de Stark efetivamente o tornou o primeiro super-herói celebridade do mundo. Em Wakanda, T’Challa acabou se tornando o novo Pantera Negra. Na Rússia, Ivan Vanko ficou furioso; seu pai havia trabalhado com Howard Stark nos primeiros desenhos do Arc Reactor, e ele culpou os Starks pelos infortúnios e morte do pai. Tony Stark, por sua vez, usou sua fama para lançar uma campanha para acabar com a guerra. “Eu privatizei com sucesso a paz mundial”, ele se gabou. O fato de ele estar sentado fora da cadeia de comando, no entanto, fez de Tony Stark um perigoso canhão solto. O diretor da S.H.I.E.L.D. Nick Fury designou a Viúva Negra para se disfarçar nas Indústrias Stark e monitorar a saúde mental de Stark. Fury acreditava que S.H.I.E.L.D. iria desempenhar um papel importante na era vindoura. Ele começou a redirecionar os fundos do S.H.I.E.D. para a chamada Iniciativa Vingadores.

MÁQUINA DE COMBATE | O general Ross localizou Banner no México e lançou uma operação secreta malsucedida para trazê-lo. Isso levou Banner a entrar nos Estados Unidos, para preocupação de Fury. Infelizmente, isso coincidiu com um período difícil para Tony Stark, cujo corpo estava morrendo de envenenamento por paládio. Sob intensa pressão devido a um ataque de Ivan Vanko, Stark desmoronou, e uma festa bêbada se tornou perigosa. Seu amigo James Rhodes, desgostoso, pegou uma das armaduras do Homem de Ferro e se tornou o super-herói Máquina de Combate. Fury interveio pessoalmente, ajudando a estabilizar Stark e apontá-lo para a pesquisa de seu pai para curar seu envenenamento. Esta intervenção levou a Viúva Negra a dar-lhe cobertura e a Viúva apoiou Stark directamente ao derrotar um ataque de Ivan Vanko e Justin Hammer. Com a Viúva Negra não sendo mais necessária na Stark Industries, Fury a enviou para a Universidade de Culver, para monitorar o crescente conflito entre o General Ross e o Hulk. Essa situação se tornou pública quando o super-soldado criado pelo general Ross, Emil Blonsky, entrou em fúria no Harlem. Blonsky foi derrotado pelo Hulk.

THOR, O DEUS DO TROVÃO | Ao mesmo tempo, o agente Phil Coulson lidou com uma situação de primeiro contato no Novo México. Thor foi banido para a Terra depois de brigar com os Gigantes de Gelo; seu irmão Loki o perseguiu com o Destruidor. Thor finalmente triunfou e retornou a Asgard para derrotar Loki. Para fazer isso, ele foi forçado a destruir a ponte Bifrost. O incidente do Novo México deixou claro que a Terra estava perigosamente desarmada. O orçamento do S.H.I.E.L.D. foi aumentado e Fury concentrou-se na Iniciativa Vingadores e na criação de armas Tesseract. Esses experimentos atraíram a atenção de Thanos, que afirmou que Loki era seu agente. Enquanto isso, no espaço, a destruição do Bifrost havia mergulhado os Nove Reinos no caos. Os outros Reinos dependiam de Asgard para proteção, e agora eram vítimas de incontáveis ​​forças de invasores.

A BATALHA DE NOVA YORK | S.H.I.E.L.D. recuperou com sucesso Steve Rogers, e descobriu que ele ainda estava vivo. Rogers foi enviado brevemente a um centro da S.H.I.E.L.D. no campo para aclimatar, antes de retornar a Nova York. Ele logo seria necessário. Os experimentos de S.H.I.E.L.D. com o Tesseract atraíram Loki para a Terra, e o príncipe Asgardiano abriu com sucesso um portal para os Chitauri usando o Tesseract. Felizmente, Fury foi capaz de reunir os Vingadores, que se juntaram a Thor, enviados por Odin para levar Loki de volta a Asgard para julgamento. Os Vingadores derrotaram as forças de Chitauri e desativaram o portal. Embora Thor tenha levado Loki de volta a Asgard, não havia o misterioso cetro que Loki havia empunhado; que foi roubado por agentes Hydra em S.H.I.E.L.D.

O PATRIOTA DE FERRO | A Batalha de Nova York é um momento crucial na história do MCU. Ela marca o ponto em que o mundo teve que aceitar que alienígenas existiram, mas também o momento em que os Vingadores se tornaram de conhecimento público. Reações a essa dupla revelação foram misturadas; por um lado, a Terra de repente se sentiu muito mais vulnerável. Por outro lado, porém, tinha defensores pela primeira vez. Líderes mundiais começaram a considerar como se proteger de ameaças alienígenas e como regular e controlar indivíduos “aprimorados”. Uma possível opção era seguir o exemplo de James Rhodes, que continuou a operar como o War Machine do governo dos EUA. Rhodes não estava envolvido na Batalha de Nova York, como ele estava na Ásia na época, lidando com um ataque terrorista doa Dez Anéis. O governo dos EUA rebatizou Máquina de Comabte como o Patriota de Ferro, continuando a colocá-lo em campo contra potenciais terroristas. Um desafio em particular foi a ameaça do mandarim, um indivíduo acusado de uma série de ataques terroristas em toda a América. Na realidade, o mandarim foi uma capa criada por Aldrich Killian para gerar um clima de medo. Os explosivos de Killian eram na verdade o subproduto de um processo de bioengenharia que ele chamava de Extremis, um que era perigosamente instável. Embora Killian tenha conseguido seqüestrar o presidente dos Estados Unidos, ele foi derrotado por Homem de Ferro e Máquina de Combate.

A CONVERGÊNCIA E O ÉTER | Asgard usou o Tesseract para reparar a ponte Bifrost e iniciou uma campanha militar para restaurar a paz nos Nove Reinos. Isso distraiu as forças de Asgard da iminente Convergência; embora Thor tenha notado que as barreiras entre as dimensões estavam desmoronando, ele acreditava que isso se devia às antigas viagens dimensionais de Loki. Na Terra, Jane Foster tropeçou em uma fenda dimensional e se infectou com o Éter. Thor rapidamente viajou para a Terra e levou-a para Asgard para estudo. Ele falhou em antecipar o retorno dos Elfos Negros, despertado da animação suspensa quando o Éter retornou a essa dimensão. Os Elfos Negros mais uma vez tentaram usar Éter e a Convergência combinados para restaurar seu próprio universo escuro. Thor derrotou Malekith, mas com um preço; os Elfos Negros conseguiram invadir as células de Asgard, o que significa que os vilões mais aterrorizantes dos Nove Reinos haviam escapado. Enquanto isso, Loki aproveitou o caos para se disfarçar de Odin e baniu o verdadeiro Pai-todo de Asgard.

HYDRA ESTAVA INFILTRADA NA S.H.I.E.L.D.| Hydra começou a se preparar para o que eles acreditavam que seria seu golpe de mestre. Eles acreditavam que a humanidade estava finalmente no ponto em que sacrificaria a liberdade por segurança; para esse fim, S.H.I.E.L.D. O financiamento foi redirecionado para o controverso Projeto Insight. Isso permitiria que Hydra matasse todos os possíveis oponentes em um único ataque devastador. Quando Nick Fury questionou Insight, Hydra fez o Soldado Invernal lançar uma tentativa de assassinato. Isso chamou a atenção do Capitão América e da Viúva Negra e eles expuseram a Hydra. S.H.I.E.L.D. entrou em um breve período de “guerra civil”, com a Hydra acionando seus agentes em todo o mundo. S.H.I.E.L.D. finalmente triunfou, com Capitão América e Falcão neutralizando o Project Insight, e a Viúva Negra despejando todos os segredos de S.H.I.E.L.D. na Internet. Em Sokovia, o Barão Strucker resolveu que outros ramos da Hidra poderiam ser sacrificados para manter suas próprias experiências com o Cetro de Loki. Ele já havia criado com sucesso duas pessoas “aprimoradas”, Mercúrio e a Feiticeira Escarlate.

OS GUARDIÕES DA GALÁXIA | A guerra milenar entre os Kree e Xandar finalmente chegou ao fim, mas o extremista Ronan de Kree estava insatisfeito. Ele lançou uma onda de ataques terroristas em todo o espaço Xandariano e, finalmente, adquiriu a Joia do Poder com a intenção de destruir Xandar. Felizmente, Ronan teve a oposição de um grupo desorganizado de “fracassados, os autoproclamados Guardiões da Galáxia. Eles foram capazes de derrotar Ronan devido à herança Celestial de Peter Quill, pois ele foi capaz de lidar com a Joia do Poder e sobreviver. Os Guardiões da Galáxia ficaram famosos por suas ações em Xandar e viajaram pelo cosmos, trabalhando como mercenários. Eles acabaram do lado errado de Ayesha, Alta Sacerdotisa do Soberano, mas foram salvos pelo próprio Ego. Tendo ouvido falar de um humano que poderia manejar a Pedra do Poder, Ego deduziu corretamente que Quill era seu filho. Ele levou Quill ao seu planeta e tentou lançar seu plano para absorver todo o universo em seu ser. Os Guardiões usaram a tecnologia Soberana para destruir o Planeta do Ego e a “luz viva” que continha. No rescaldo, Ayehsa criou um novo soberano, a quem ela chamou de “Adam”.

SOKOVIA | A tensão estava crescendo sobre como o mundo deveria responder à crescente importância de seres e super-heróis “aprimorados”. As coisas ficaram infinitamente piores quando os Vingadores recuperaram o cetro de Loki, que continha a Pedra da Mente. Afetado pelos poderes da Feiticeira Escarlate, Tony Stark criou a inteligência artificial Ultron, que foi desonesta. Embora os Vingadores tenham tentado derrotar Ultron, a IA foi capaz de usar a Feiticeira Escarlate para desencadear uma batalha entre o Homem de Ferro e o Hulk em Joanesburgo. O plano de Ultron – uma tentativa de desencadear um evento em nível de extinção – trouxe devastação para a nação devastada pela guerra de Sokovia. Ficou claro para os governos do mundo que os Vingadores não poderiam ir sem controle, e eles começaram a trabalhar no que eles chamaram de “Acordos de Sokovia”, para policiar e controlar os super-humanos. Capitão América formou uma nova equipe de Vingadores, incluindo a Feiticeira Escarlate, Falcão, e o andróide sendo chamado de Visão. Thor, que teve visões de destruição galáctica, deixou a Terra em busca das pedras do infinito. Pouco depois, Hank Pym recrutou o ladrão Scott Lang para ajudá-lo a dar fim as tentativas de usarem as Partículas Pym como armas militares.

A GUERRA CIVIL E A ABERTURA DE WAKANDA | Na sequência do incidente com os Vingadores na Nigéria, as Nações Unidas aprovaram os Acordos de Sokovia. Isso exigia que todos os indivíduos “aprimorados” se registrassem, com membros humanos dos Vingadores forçados a fazê-lo também. Os Vingadores se dividiram sob os Acordos de Sokovia, uma divisão encorajada pelos ataques terroristas de Helmut Zemo. Zemo usou imagens do assassinato de Howard e Maria Stark, do Soldado de Inverno, para conduzir uma divisão final entre o Homem de Ferro e o Capitão América. Steve Rogers foi finalmente forçado a abandonar completamente a identidade do Capitão América, enquanto vários de seus aliados acabaram aprisionados na prisão conhecida como Raft. A passagem dos Acordos de Sokovia e a resultante “guerra civil dos super-heróis” introduziram os Vingadores a dois novos heróis; Pantera Negra e Homem-Aranha.

O pai de T’Challa, T’Chaka, foi morto durante o ataque terrorista de Zemo, e ele retornou a Wakanda para se tornar rei. Infelizmente seu primo, Killmonger, usou a mudança de regime como uma oportunidade para tentar um golpe. No rescaldo da derrota de Killmonger, T’Challa levou Wakanda a uma nova direção, abandonando o passado isolacionista de sua terra natal. Enquanto isso, Stark construiu um forte relacionamento com Peter Parker, o Homem-Aranha. Stark monitorou o Homem-Aranha cuidadosamente para ver se ele estava pronto para se tornar um Vingador, mas o próprio Parker decidiu que ele ainda não estava conseguindo derrotar o Abutre.

Steve Rogers, Falcão e Viúva Negra continuaram a agir como heróis independentes, viajando pelo mundo e lidando com crises quando os encontravam. Tony Stark desistiu da Iniciativa Vingadores, e se concentrou em criar novas ferramentas que ele acreditava serem essenciais na defesa da Terra. Ele se culpou por perder o foco ao longo dos anos e resolveu criar uma defesa para proteger o planeta de ameaças alienígenas.

A MAGIA DE DOUTOR ESTRANHO | Por incontáveis ​​milênios, os Magos Supremos haviam mantido a dimensão a salvo de ameaças místicas. Mas a Anciã, imprudentemente, permitiu que vários de seus alunos roubassem notas do Livro de Cagliostro e – sob a liderança de Kaecilius – eles abriram um portal para a Dimensão das Trevas. Fortalecidos por Dormammu, esses zelotes tentam derrubar as barreiras entre as dimensões. A Anciã morre para se opor a eles. Felizmente, o novo mago Stephen Strange foi capaz de usar o poder da Joia do Tempo para derrotar Dormammu, forçando o ser cósmico a terminar seu ataque à Terra. A história dos Magos Supremos permanece um mistério.

A QUEDA DE ASGARD | Depois de dois anos procurando as Joias do Infinito, Thor retornou a Asgard e descobriu que seu irmão Loki estava disfarçado de Odin. Os dois irmãos retornaram à Terra, apenas para testemunhar a morte do Pai de Todos. Essa morte desencadeou Hela, que usou a ponte do Bifrost para viajar para Asgard. Ela lançou Thor e Loki ao planeta Sakaar, onde se aliaram ao Hulk e a um grupo de revolucionários para retornar a Asgard. Hela provou ser muito poderosa, e Thor percebeu que havia apenas uma maneira de derrotá-la; cortar a fonte de seu poder. Ele incitou o Ragnarok, destruindo seu próprio mundo. Apenas um pequeno número de refugiados escapou a bordo de um único navio. Na cena final, sinistra, segundos antes de Vingadores: Guerra Infinita, a nave é confrontada pela Santuário II, a nave do próprio Thanos.

Sair da versão mobile