ALERTA DE SPOILERS
WandaVision mostra de forma mais detalhada as consequências do estalo para o universo do MCU. É um outro panorama em relação ao fim de Vingadores: Ultimato.
A série do Disney+ relata através de Hayward, diretor da SWORD, o que aconteceu no período em que muitas pessoas foram apagadas. O caos foi deixado e um clima de ansiedade tomou conta do mundo.
O personagem relata que muitos não conseguiam mais dormir ou até mesmo pensar em outra coisa. O estrago do estalo e a confusão daqueles que voltaram trouxeram mudanças profundas na sociedade.
O que acontece é que, com isso, Vingadores: Ultimato pode ter criado um novo tipo de vilão. Nesse caso, um grupo que se parece com Tony Stark, o Homem de Ferro.
Em WandaVision, Hayward tenta atacar a Feiticeira Escarlate e mostra um ódio contra os superpoderosos. Isso é gerado pelo estalo e possivelmente o diretor da SWORD esteja passando por estresse pós-traumático.
Isso pode levar Hayward a tomar ações controversas e radicais para tentar proteger o mundo, mesmo que isso o deixe com um sentimento de vilão para os Vingadores.
Tony Stark fez o mesmo na Marvel
Como os fãs podem lembrar, o Homem de Ferro foi pelo mesmo caminho – em até duas vezes. Por isso, há uma popular teoria de que o herói da Marvel é um vilão, no fim das contas.
Após Os Vingadores, o Homem de Ferro cria Ultron. A tecnologia se revolta e tenta acabar com os humanos.
Depois, Tony Stark divide os Vingadores ao aceitar o Acordo de Sokovia e querer a prisão de Bucky Barnes – por ódio contra a HYDRA e o que aconteceu com os pais dele.
Vingadores: Ultimato deixa muitos personagens com traumas. Assim, abre espaço para que “vilões” como esse apareçam ao longo do caminho – Hayward é potencialmente o primeiro.
WandaVision revela o que acontece com a Feiticeira Escarlate após Vingadores: Ultimato. De forma inexplicável, a heroína está tendo a vida perfeita com o Visão, que foi morto em Vingadores: Guerra Infinita.
WandaVision e Vingadores: Ultimato estão disponíveis no Disney+.