Vingadores: Ultimato dominou os cinemas em 2019, se tornou a maior bilheteria de todos os tempos e segue tema importante em 2020. O filme da Marvel marcou a conclusão épica da saga das Joias do Infinito e trouxe a despedida de heróis e vilões queridos pelos fãs.
Porém, o filme conta com detalhes chocantes. Mais do que isso, poderia ser um longa completamente diferente.
Um fato revelado em comentários dos diretores e roteiristas é que o Homem de Ferro poderia ter ficado vivo. O Hulk era o herói que podia dar os estalos sem morrer – o que ainda deve deixar os fãs tristes com a morte de Tony Stark.
Esse, porém, não é o único fato chocante. Saiba mais sobre essa história do Hulk e do Homem de Ferro abaixo e veja mais fatos de Vingadores: Ultimato.
A morte do Capitão América
Embora tenha conseguido seu final feliz em Vingadores: Ultimato, o destino de Steve Rogers seria bem diferente em uma versão anterior do roteiro. Segundo Anthony Russo, Thanos cortaria a cabeça do herói e a jogaria aos pés dos Vingadores, logo no início do filme.
Digno
Falando em Capitão América, Kevin Feige revelou que o herói sempre foi digno de levantar o martelo de Thor. Ele só não o fez, segundo o CEO dos estúdios Marvel, porque era “educado demais”.
Thor vs. Thor
Um dos momentos mais empolgantes de Vingadores: Ultimato traz o Capitão América enfrentando sua própria versão passada durante a Batalha de Nova York. Originalmente, o filme contaria com uma cena idêntica envolvendo Thor. O Deus do Trovão enfrentaria sua contraparte mais antiga em Asgard.
Professor Hulk
Segundo uma entrevista com o roteirista Steve McFeely, a transformação de Bruce Banner no Professor Hulk quase aconteceu em Vingadores: Guerra Infinita. O personagem conseguiria se transformar durante a batalha de Wakanda assumindo um compromisso entre suas duas personalidades.
Homem de Ferro e Hulk
Joe Russo já afirmou que o Hulk realmente era o único personagem que poderia usar as Joias do Infinito e estalar os dedos sem morrer. Segundo o diretor, nem mesmo Thor e Capitã Marvel poderiam suportar o poder dos artefatos. Mas, Tony Stark acaba as usando e sacrificando sua vida.
Reversão
De acordo com uma entrevista de Joe Russo, a morte de Tony Stark não pode ser revertida, mesmo com as Joias do Infinito. “Dentre as 14 milhões de possibilidades que o Doutor Estranho viu, o sacrifício do Homem de Ferro é o único que venceria a batalha”.
Tribunal Vivo
Tribunal Vivo, um dos personagens mais poderosos das HQs da Marvel, quase apareceu em Vingadores: Ultimato. Na batalha contra Thanos, o Doutor Estranho mostraria ao vilão tudo de ruim que ele fez e sua mente seria colocada sob julgamento do Tribunal Vivo.
O exército
Para quem se perguntou como Thanos conseguiu trazer seu exército inteiro para 2023, Joe Russo explicou em entrevista. Segundo o diretor, Fauce de Ébano conseguiu sintetizar e produzir uma enorme quantidade partículas Pym, usadas para o transporte do exército.
Caveira Vermelha
Derrotado pelo Capitão América em seu primeiro filme, Caveira Vermelha surpreendeu os fãs ao aparecer como o guardião da Joia da Alma em Vormir. Originalmente, Steve Rogers se encontraria novamente com o inimigo na devolução das Joias.
Eu sou o Homem de Ferro!
“Eu sou o Homem de Ferro” é com certeza uma das falas mais icônicas de Vingadores: Ultimato. As últimas palavras de Tony Stark quase foram diferentes. Segundo os diretores Joe e Anthony Russo, a equipe testou centenas de frases, e decidiu na escolhida na hora das gravações.
Vingadores: Ultimato está disponível na Amazon Prime Vídeo.