Controvérsia

X-Men '97: Disney exigiu personagens "menos gay", diz criador da série

Exigência ecoa o que aconteceu em Divertida Mente 2

Magneto em X-Men '97
Magneto em X-Men '97

Após a IGN publicar uma matéria sobre as condições de trabalho na Pixar – especificamente em relação à produção de Divertida Mente 2 – Beau DeMayo, criador de X-Men ’97, afirmou que lhe foi dito para tornar a dinâmica do Professor X e do Magneto “menos gay” enquanto trabalhava na série.

Esse pedido ecoa um feito pela Disney em relação ao filme Divertida Mente 2, pedindo que Riley fosse menos gay.

Segundo o IGN, vários funcionários enfrentaram pressão dos executivos da Pixar para alterar o visual e outros detalhes da protagonista Riley com o objetivo de torná-la “menos gay”.

Essas mudanças teriam sido motivadas pelo desejo da Pixar de evitar a mesma reação negativa de uma parte do público que criticou Lightyear por mostrar um beijo entre personagens do mesmo sexo. A orientação era que a sequência não explorasse temas LGBTQIA+.

Fontes indicam que houve um esforço especial para fazer com que o relacionamento entre Riley e Val, uma personagem coadjuvante apresentada em Divertida Mente 2, parecesse o mais platônico possível. Isso incluiu ajustes na iluminação e no tom de algumas cenas para remover qualquer sugestão de “química romântica”.

Uma das pessoas ouvidas pelo site descreveu a situação como “um trabalho extra desnecessário para garantir que ninguém visse as personagens como não heterossexuais”.

Divertida Mente 2 está em exibição nos cinemas e chegará em 25 de setembro ao Disney+. Já X-Men ’97 está disponível na plataforma.

Sair da versão mobile