Quadrinhos

X-Men: Veja o real significado do nome da equipe da Marvel

Por anos, os X-Men operaram à margem da sociedade para lutar por um mundo onde os mutantes fossem tratados como iguais. Eles fizeram tudo ao seu alcance para mostrar à humanidade em geral que sua espécie e a raça humana podem coexistir pacificamente, independentemente de suas diferenças.

E mesmo que vilões como Magneto tentem lançar uma “solução” para o problema em seus melhores planos a cada passo, é Charles Xavier, benfeitor dos X-Men, que sempre faz questão de trazer sua visão de volta aos trilhos.

Mas para algo tão conhecido como o apelido de X-Men é nos círculos de fãs, cultura pop e além, de onde exatamente o nome do time veio originalmente? Ao contrário da crença popular, o grupo de mutantes não recebeu seu nome icônico do próprio Xavier como muitos acreditam.

Estreando em 1963 em X-Men #1, o lendário escritor da Marvel Comics Stan Lee e o gênio criativo Jack Kirby reuniram uma equipe de heróis como nenhuma outra.

Nessa edição, após apresentar a primeira encarnação da equipe que mostrou Jean Grey, Ciclope, Anjo, Homem de Gelo e Fera vestindo macacões azuis e amarelos para lutar contra a Irmandade de Mutantes de Magneto, Xavier tem uma conversa com a recém-inscrita Jean Grey sobre de onde o verdadeiro nome dos X-Men veio.

A resposta que muitas pessoas (e personagens dos quadrinhos) acreditam é que Xavier, ou o Professor X para seus alunos, nomeou a equipe com seu próprio nome, usando a primeira letra de seu sobrenome como uma marca que estaria para sempre relacionada a Charles e suas ideias elevadas de unidade.

Mas, como mostrado nesta edição, isso está longe de ser o caso.

O real significado do nome

O “X” em X-Men também foi considerado como relacionado ao fato de que os mutantes contêm um gene X em seu DNA que os torna mutantes desde o nascimento (mesmo que seus poderes tendam a se ativar na adolescência) ou que seus poderes são o fator X que dá a eles habilidades únicas diferentes de qualquer outra pessoa, mas ambos os casos, assim como a teoria enganosa do Professor X dando à equipe seu toque de marca pessoal, estão apenas próximos da origem real do nome da equipe.

Durante sua conversa com Jean, o Professor X menciona que ele nomeou sua equipe de X-Men por uma razão simples: eles têm um poder “extra”.

O Professor X literalmente diz: “Você possui um poder extra, um que os humanos comuns não possuem! É por isso que chamo meus alunos de X-Men, por causa de seu poder extra!”

Xavier dá um motivo muito claro para a escolha do nome da equipe, que parece ter se perdido na confusão ao longo dos anos.

Embora escritores posteriores tenham brincado com as origens da relação entre mutantes e “X”, a resposta de Xavier é a primeira e mais simples e, embora possa não ter a mística de algumas outras opções, é uma encantadora volta ao passado que mostra de quão longe os X-Men vieram – de um quinteto de adolescentes que têm “algo extra” a uma potência mundial atual na Marvel Comics.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.