Filmes dirigidos por Mulheres Pretas

A presença de mulheres pretas na direção de filmes é um marco de resistência e inovação no cinema, pois oferece uma perspectiva autêntica e necessária sobre as narrativas que, por muito tempo, foram marginalizadas ou silenciadas. Essas cineastas trazem, em suas obras, uma visão única sobre questões de identidade, raça, gênero e classe social, enriquecendo a diversidade das histórias contadas no cinema. A importância de filmes dirigidos por mulheres negras reside não apenas na representatividade, mas também no poder de redefinir estéticas, linguagens e temas que rompem com as convenções e desafiam as normas da indústria cinematográfica.

O filme histórico de Julie Dash é sobre a cultura Gullah no início do século XX. É o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra a ter um lançamento comercial nos EUA e influenciou artistas como Beyoncé em Lemonade.

Daughters of the Dust

Pariah, de Dee Rees é uma comovente história sobre uma adolescente negra explorando sua identidade e sexualidade, este filme foi elogiado pela crítica e abriu portas para Dee Rees em Hollywood. Onde ver: Prime Video.

Pariah

De Amma Asante, Belle é Inspirado na vida real de Dido Elizabeth Belle, uma mulher birracial criada na aristocracia britânica do século XVIII, o filme aborda raça e classe na sociedade inglesa. Onde ver: Disney+.

Belle

Selah e os Espadas (Selah and the Spades) de Tayarisha Poe segue Selah, líder de uma das facções de uma escola preparatória, e explora temas de poder e amizade em uma estética visual marcante. Onde ver: Prime Video.

Selah e os Espadas

É um drama sobre um casal negro que se envolve em uma situação de vida ou morte com a polícia. O filme de Melina Matsoukas aborda temas como brutalidade policial e resistência. Onde ver: Prime Video.

Queen & Slim

confira a lista completa no link abaixo