Observatório do cinema
É uma sobrevivência gamificada: Filmes distópicos como Jogos Vorazes e Maze Runner trazem adolescentes lutando em arenas de batalha, e longas de terror como Casamento Sangrento
Jogos Mortais e Battle Royale acompanham a jornada de protagonistas em busca da sobrevivência em cenários cada vez mais violentos.
Público se identifica com rejeitados: "O público se identifica com esse sentimento de não pertencer à classe dominante, mas fazer parte dos oprimidos e rejeitados”, afirma o Dr. Eric Bender, especialista em psicologia.
Dívidas podem ser um fator: "É por isso que existe essa grande ressonância de Round 6 com o público. Ter dívidas deixa qualquer pessoa vulnerável, ansiosa e desesperada”, analisa a especialista", diz Grace Jung, PHD em Cinema e Estudos de Mídia.
A violência: “A violência é um ponto de exclamação entre os elementos da luta humana. Ela só mostra que os jogadores preferem aguentar esse alto nível de violência a lidar com o sistema desumano da sociedade em geral”, opina o psiquiatra", diz o psiquiatra Praveen Kambam.
Lembrança da infância com brincadeiras causa efeito: “A série contrasta a inocência das brincadeiras de infância com a violência e sadismo dos jogos de Round 6. Isso acaba criando uma dissonância cognitiva que amplifica o terror e o sentimento de vulnerabilidade, tanto para os personagens quanto para o público”, comenta a psicóloga Pamela Rutledge.