Pinóquio: As maiores diferenças entre filme de Guillermo del Toro e animação da Disney

Revelamos as maiores diferenças entre o Pinóquio da Netflix e a animação da Disney; confira!

Pinóquio de Del Toro se passa na Itália Fascista

A trama do filme original se passa em uma Itália bucólica, marcada por elementos de commedia dell’arte e dicas visuais relacionadas ao fim do século XVIII e início do século XIX. Já a produção da Netflix é ambientada em uma Itália declaradamente fascista, na década de 1930.

Pinóquio de Del Toro é de stop-motion

Outra diferença importante entre o Pinóquio de Del Toro e a animação da Disney é o fato do filme da Netflix ser produzido inteiramente em stop-motion. O longa da Disney, por outro lado, adota a clássica animação 2D de filmes como Branca de Neve e Fantasia.

Uma magia diferente

No filme da Disney, lançado em 1940, a magia é parte essencial da história. É pelo feitiço da Fada Azul que Pinóquio ganha vida, e a partir daí, passa a viver aventuras mágicas com animais falantes, insetos inteligentes, circos itinerantes e outros aspectos místicos. Com a produção da Netflix, por outro lado, o objetivo de Guillermo del Toro é firmar a história de Pinóquio na realidade.

ASSINE O STREAMING PELO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AOS MELHORES FILMES E SÉRIES DO MOMENTO!

DISNEY+

Pinóquio é desobediente

Segundo Del Toro, a versão original da história, contada no filme da Disney, tem o objetivo de ensinar as crianças a serem honestas, obedientes e confiáveis. No novo filme, por outro lado, Pinóquio é bem mais desobediente e bagunceiro. A rebeldia é parte essencial da caracterização do personagem. Com essa mudança, a intenção de Del Toro é mostrar que “a obediência cega não é uma virtude” e que a conformidade não é necessariamente um motivo de celebração.

O visual do Pinóquio é bem diferente

Em (quase) todas as versões do Pinóquio, o protagonista titular é caracterizado como um boneco quase idêntico a uma criança real. O personagem é, basicamente, um garotinho de verdade com alguns elementos de fantoches no visual. Já no novo filme, Pinóquio é, literalmente, um boneco de madeira. O protagonista não se parece em nada com os humanos, e por isso, sua aparência chama muita atenção.

Clique no botão abaixo para ler a matéria completa no site.

LEIA MAIS