O pequeno Mestre Yoda é um dos personagens mais poderosos e mais famosos de Star Wars, mas suas origens permanecem um mistério para os fãs até hoje – até George Lucas já disse que “nunca desenhou um passado” para o personagem.
Bom, o Professor Adger, da Queen Mary University, em Londres (Inglaterra), pode ter desvendado uma parte desse mistério.
Segundo o professor do departamento de linguísticas, o ritmo de fala e frases famosamente invertidas de Yoda podem significar que ele cresceu… no Havaí!
“Todas as outras criaturas de Star Wars falam suas próprias línguas – dos Ewoks aos Wookies ao Jabba. Yoda vem de um planeta misterioso, mas obviamente fala inglês como sua segunda linguagem – não sabemos nada sobre sua língua original”, disse Adger ao PA.
“Quando alguém fala inglês como uma segunda linguagem, podemos descobrir um pouco de sua língua natal pela forma como ela fala inglês – você é capaz de identificar um sotaque francês, por exemplo, ou a formulação diferente das frases que eles fazem. Quando Yoda diz: ‘O maior professor o fracasso é’, sua estrutura tem muito a ver com línguas nativas do Havaí. O que quer que os roteiristas estejam fazendo, parece que Yoda cresceu falando havaiano”, explicou ainda.
Star Wars: Os Últimos Jedi, dirigido por Rian Johnson, estreou nos cinemas em 14 de dezembro de 2017. Star Wars: Episódio IX deve chegar em 20 de dezembro de 2019, com J.J. Abrams no comando.