Goku é um dos personagens mais poderosos da cultura pop, mas seu grande poder é acompanhado por uma gigantesca fome, algo que apresenta desde criança. Veremos por que ele come tanto em Dragon Ball.
Desde sua estreia no anime, Goku demonstrou ter uma capacidade estomacal notável, sendo capaz de consumir semanas de comida em uma única refeição.
Em Dragon Ball, por exemplo, um jovem Goku deixou a equipe de um restaurante maravilhada depois de comer o que Bulma calculou serem “57 refeições completas”. Além disso, depois de sair da Câmara do Tempo Hiperbólica com Gohan durante a Saga Cell de Dragon Ball Z, Goku e seu filho tiveram um banquete tão grande que maravilhou muitos de seus amigos.
Sua fome o levou a brigar com Beerus, o Deus da Destruição do Universo 7.
O que torna a tremenda ingestão de alimentos de Goku ainda mais fascinante é a aparente incapacidade do personagem de ganhar peso. No entanto, por mais intrigante que pareça, pode haver razões específicas para sua fome e seu físico imutável.
O primeiro é a sua produção de energia. Goku é obcecado por lutar e tem sido assim desde jovem. Ele está constantemente enfrentando inimigos poderosos como Freeza, Beerus e Majin Boo de Dragon Ball Super em grandes batalhas.
Goku também se envolve em competições de luta como o Torneio Mundial e o Torneio do Poder de Dragon Ball Super, sempre que surge a oportunidade.
Quando se trata de seu tempo livre, a maior parte é dedicada a um regime de treinamento árduo – um passatempo que lhe permitiu atingir consistentemente novos níveis de poder.
Goku também voa para onde precisa ir, algo que exige algum esforço físico, por menor que seja. Além disso, ele se transforma constantemente em várias formas de Super Saiyajin e outras formas de combate, todas as quais precisam de muita energia.
Muito gasto de energia
O estilo de vida de Goku exige que ele gaste uma quantidade notável de energia, provavelmente significando que o grande volume de comida que ele come em uma refeição equivale às suas calorias gastas.
Em suma, ele consome todas as calorias que ganha em uma refeição rapidamente por meio de suas atividades diárias, o que, por sua vez, o leva a sentir fome novamente apenas algumas horas depois.
Na verdade, sua magreza perpétua pode ser um sinal de que ele vive em um déficit calórico (gastando mais calorias do que ganha).
Pode haver outro fator crucial em jogo para os hábitos alimentares de Goku: seu corpo Saiyajin. Na série original de Dragon Ball , os hábitos alimentares de Goku eram, na maior parte, uma anomalia.
A série Dragon Ball Z, por outro lado, introduziu mais Saiyajins na franquia, quase todos comendo com a mesma intensidade voraz de Goku.
Os Saiyajins são uma raça guerreira cujos corpos evoluíram para serem as armas mais eficazes possíveis. Um exemplo disso é o fato de que sobreviver a experiências de quase morte fortalece muito seus corpos.
Considerando sua evolução baseada em combate, é razoável supor que eles tenham um metabolismo mais elevado, dessa forma exigindo maior consumo de comida.