Comovente

O Resgate na Caverna Tailandesa: Como estão hoje os mergulhadores na vida real

Baseada em uma história real, minissérie está na Netflix

O Resgate na Caverna Tailandesa é a nova série da Netflix que tem dado o que falar. Baseada em uma história real, a trama gira em torno de um time de futebol juvenil, que fica preso em uma caverna na Tailândia. A situação trágica mobiliza uma operação internacional de resgate.

Os mergulhadores britânicos John Volanthen e Rick Stanton foram os dois mergulhadores que descobriram os 12 meninos e seu treinador no sistema de cavernas.

Em 8 de julho de 2018, uma equipe de resgate composta por 13 mergulhadores de cavernas internacionais e cinco SEALs da Marinha tailandesa chegaram ao grupo para ajudá-los a sair da caverna.

Os britânicos Volanthen, Stanton, Jason Mallinson e Chris Jewell, e os mergulhadores australianos Richard Harris e Craig Challen lideraram a missão.

Volanthen mergulha como hobby e serve como voluntário de resgate, e seu trabalho diário é como consultor de TI em Bristol, Inglaterra.

Stanton também é voluntário de resgate e mergulhador civil, ele foi anteriormente bombeiro do Serviço de Bombeiros de West Midlands por 25 anos. Tanto ele quanto Volanthen fazem parte do British Cave Rescue Council, assim como Jewell.

O que aconteceu após o resgate

Falando à CNN (via Newsweek) sobre as missões de resgate em janeiro de 2022, Stanton disse que não estava “declarando um milagre”.

“Vou dizer que foi milagroso que todas essas coisas aconteceram sequencialmente”, disse Stanton. “Foi uma colaboração entre milhares de pessoas, foi um planejamento excepcional. Foi milagroso que tudo aconteceu, mas não estou declarando que foi um milagre”.

Em julho de 2022, Volanthen e Stanton receberam diplomas honorários da Universidade de Bristol.

Linda Wilson, vice-presidente da Sociedade de Espeleologia da Universidade de Bristol, disse em um comunicado à imprensa:

“Ninguém poderia exemplificar melhor os valores que esta universidade premia – resiliência, coragem e habilidades excepcionais – do que Rick e John, que salvaram a vida de tantos outros, arriscando suas próprias vidas, diariamente, pelos 15 dias de este enorme esforço de resgate, que prendeu a atenção do mundo”.

Mallinson é mergulhador e explorador, e também recebeu um doutorado honorário da Huddersfield University em julho de 2019.

Em dezembro de 2018, Stanton e Volanthen foram premiados com a George Medal e Jewell e Mallinson foram premiados com a Queen’s Gallantry Medal pela falecida rainha Elizabeth II.

Harris desempenhou um papel vital no esforço de resgate, pois realizou uma avaliação médica de todos os meninos e de seu treinador quando chegou à caverna e, por conselho médico, decidiu que era seguro que eles fossem resgatados pela equipe usando anestesia para dar-lhes as melhores esperanças de sobrevivência.

Harris e seu parceiro de mergulho Challen foram premiados em conjunto como Australiano do Ano de 2019 após o sucesso de seus esforços de resgate.

O Resgate na Caverna Tailandesa já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.