Revelamos tudo que você precisa saber sobre as inspirações de As Linhas Tortas de Deus e a trágica história real por trás do filme da Netflix.
As Linhas Tortas de Deus, diferentemente do que muitos espectadores imaginam, não é baseado em uma história real. Na verdade, o filme da Netflix é baseado no livro “Los renglones torcidos de Dios”, lançado em 1979 por Torcuato Luca de Tena.
As Linhas Tortas de Deus não é baseado em uma história real, mas para escrever o livro, o autor fez uma intensa pesquisa em manicômios e hospitais psiquiátricos. Na verdade, para compor a obra, Torcuato passou quase três semanas em um hospital psiquiátrico de Conxo, na região de Santiago de Compostela.
ASSINE O STREAMING PELO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AOS MELHORES FILMES E SÉRIES DO MOMENTO!
Assim como a protagonista do livro, o escritor conversou com médicos, pacientes e visitantes. A partir daí, pôde construir um retrato fiel sobre a vida dos “loucos” nos hospitais psiquiátricos da Espanha. Infelizmente, este centro de saúde mental foi investigado por imperícia e abuso físico (e emocional) contra os pacientes, cujas condições mentais já eram muito frágeis.
O escândalo foi revelado pelo psiquiatra Juan Antonio Vallejo-Nágera, que também colaborou com o autor escrevendo o prólogo da obra que inspira As Linhas Tortas de Deus na Netflix. Em 1979, o ano de publicação do livro, as doenças mentais ainda eram vistas como um tema muito complexo. A abordagem era marcada por preconceito, crendices, fanatismo religioso e intolerância.