Criada por James Cameron, a franquia O Exterminador do Futuro tentou se destacar nos cinemas com a criação de 3 trilogias diferentes. No entanto, a produção acabou falhando em todas as oportunidades. Sendo assim, o que explica essa onda de fracassos em O Exterminador do Futuro?
Dado o impacto de O Exterminador do Futuro (1984) e O Exterminador do Futuro 2 (1991), o fato da franquia não ter conseguido desenvolver outros filmes bem sucedidos é, no mínimo, inusitado.
Porém, é importante lembrar que, após comandar os dois primeiros filmes, James Cameron decidiu não dirigir O Exterminador do Futuro 3. A situação se degringolou ainda mais desde então.
Com isso em mente, confira abaixo por que as 3 trilogias de O Exterminador do Futuro falharam em conquistar o público e a crítica especializada. (via ScreenRant)
A primeira trilogia cancelada de O Exterminador do Futuro
Após a decepção que foi O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas, a franquia retornou aos cinemas em 2007 com A Salvação, um filme que funciona tanto como prólogo quanto como continuação para a saga.
Com Christian Bale como uma versão de John Connor que é apenas referenciada nos primeiros filmes, o longa é ambientado no auge da guerra entre os humanos e as máquinas.
Originalmente, o filme seria apenas o primeiro de uma nova trilogia com Bale no papel principal. No entanto, após o fracasso financeiro do longa, os planos foram cancelados.
Produzido com um orçamento de 200 milhões de dólares, Salvação faturou apenas 371 milhões nas bilheterias. Devido ao prejuízo, a Halcyon Company, produtora do longa, entrou com pedido de falência judicial.
Por que O Exterminador do Futuro: Gênesis também falhou?
Após o fracasso de Salvação, os produtores de O Exterminador do Futuro começaram a planejar uma nova franquia. Com a bênção de James Cameron, Alan Taylor foi escolhido para comandar o projeto. Gênesis, seu primeiro filme, chegou aos cinemas em 2015, prometendo um novo começo para a trama do Exterminador.
Porém, apesar da volta de Arnold Schwarzenegger como o T-800, o filme falhou em conquistar o público e a crítica especializada.
Com um orçamento de 155 milhões de dólares, o longa faturou só 440 milhões nas bilheterias. Embora não tenha sido um fracasso tão grande como Salvação, Gênesis não conseguiu lucros suficientes para justificar a produção de uma nova trilogia.
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio é mais um flop
Por fim, temos O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, a tentativa mais recente de criar uma nova trilogia para a franquia.
Com o envolvimento direto de James Cameron, o filme foi pensado como uma continuação direta de O Exterminador do Futuro 2. Infelizmente, acabou flopando nas bilheterias no mesmo estilo dos projetos anteriores.
Na verdade, Destino Sombrio se tornou uma das maiores bombas da franquia O Exterminador do Futuro. Lançado em 2019, o longa faturou só 261 milhões de dólares com um orçamento de 185 milhões, trazendo prejuízos milionários para o estúdio.
É por isso que, apesar do impacto cultural dos primeiros filmes, O Exterminador do Futuro é uma das franquias mais fracassadas da história do cinema.