Filmes

Disney recusou comprar Harry Potter e isso salvou a franquia

Será que a Disney se arrependeu de não ter adquirido os direitos de Harry Potter?

Hoje em dia, a saga Harry Potter é uma das propriedades mais lucrativas (e valiosas) da Warner. O que muitos fãs não sabem é que, anteriormente, a Disney se recusou a comprar a franquia – e eventualmente, a decisão da empresa acabou salvando o Universo Bruxo.

Recentemente, a Warner confirmou a produção de um reboot de Harry Potter. O revival será uma série de TV na qual cada temporada deve abordar um dos livros de J.K. Rowling.

Pouco se sabe sobre o projeto! Pelo menos até o momento, não foram anunciadas informações sobre o elenco ou a previsão de estreia.

Enquanto o reboot de Harry Potter não chega ao streaming, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a relação da Disney com a franquia. (via CBR)

A franquia Harry Potter vai ganhar um reboot.

Disney salvou Harry Potter ao desistir da franquia

Na época em que os primeiros livros de Harry Potter ainda eram lançados por J.K. Rowling, várias empresas entraram em uma verdadeira guerra para adquirir os direitos sobre a saga – e a Disney não foi exceção.

Lisa Holton, a diretora de publicações infantis da empresa, com o passar do tempo, abandonou a ideia de comprar os direitos sobre a saga, uma decisão que, a longo prazo, trouxe um grande prejuízo financeiro para a Disney.

Por isso, quanto Rowling começou a vender os direitos de adaptação do Universo Bruxo, a Disney tentou corrigir o erro, falhando também na empreitada.

Como parte dos fãs de Harry Potter já sabe, a empresa também entrou em negociação com J.K. Rowling para criar o primeiro parque temático do Universo Bruxo. No entanto, devido a diferenças criativas com a polêmica escritora, as negociações foram infrutíferas.

O fato da Disney não ter comprado Harry Potter, de acordo com o site CBR, pode ter sido a salvação da franquia. Afinal de contas, segundo a perspectiva do site, a empresa não tem lidado bem com outras propriedades lucrativas, como o universo Star Wars, por exemplo.

“As franquias da Disney encontraram problemas nos últimos anos, com uma supersaturação de conteúdo divisivo, resultando em vários projetos sendo cancelados, adiados ou deixados no limbo. A Disney também enfrentou desafios em seus parques temáticos, com projetos como o hotel Star Wars: Galactic Starcruiser lutando para atrair um fluxo constante de visitantes”, diz o CBR.

A Warner Bros, por outro lado, conseguiu manter a característica qualidade do Universo Bruxo em todos os filmes da saga Harry Potter, mostrando assim que têm mais talento para lidar com esse tipo de propriedade.

O site, no entanto, falha em mencionar que a saga Animais Fantásticos, o primeiro spin-off de Harry Potter nos cinemas, também produzido pela Warner, tornou-se um fracasso de público e crítica. Atualmente, a franquia corre grande risco de ser cancelada.

Por isso, com o objetivo de atingir a nostalgia dos espectadores que cresceram com a saga Harry Potter, a empresa decidiu produzir um reboot da franquia, mesmo com a polêmica J.K. Rowling como produtora-executiva.

Enquanto o reboot de Harry Potter não estreia, você pode conferir todos os filmes do Universo Bruxo no catálogo brasileiro do HBO Max.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.