Spiderhead, do diretor Joseph Kosinski, não tenha sido nem de longe tão bem-sucedido quanto seu sucesso anterior, Top Gun: Maverick, o filme da Netflix permitiu que o diretor parodiasse o final de seu próprio blockbuster.
Top Gun: Maverick recriou o tom e o estilo do clássico de 1986. Em contraste, Spiderhead é uma sátira de ficção científica sobre uma prisão futurista que oferece uma crítica à ética farmacêutica ao adaptar o aclamado conto de George Saunders, Escape From Spiderhead.
Curiosamente, Spiderhead parodia bizarramente o final emocionante de Top Gun: Maverick. Enquanto os dois filmes foram lançados quase ao mesmo tempo graças a atrasos na data de lançamento, o longa da Netflix foi filmado depois que Kosinski completou Top Gun: Maverick.
Final de Spiderhead subverte momento mais trágico de Maverick
No final de Top Gun 2, vemos Maverick bater com o avião em uma montanha perto do clímax do filme, apenas para sair ileso do acidente.
Já no final de Spiderhead, o personagem de Chris Hemsworth faz o mesmo, mas ele não tem a mesma sorte que Maverick. Enquanto Iceman estava certo em chamar Maverick de “perigoso”, Top Gun 2 provou que o coração do personagem de Tom Cruise está no lugar certo.
Em contraste, o bilionário da tecnologia de Chris Hemsworth, Steve Abnesti, parecia um personagem carismático e confiável durante a maior parte do filme, apenas para o final de Spiderhead inverter essa percepção.
O personagem de Teller passa todo o Top Gun: Maverick lutando com Maverick, apenas para eventualmente confiar nele no final do filme. Em Spiderhead, o personagem de Teller passa toda a história do filme trabalhando ao lado de Abnesti, e é só no final do filme que ele percebe que não pode confiar nessa figura de mentor.
Assim, o primeiro filme de Kosinski após Top Gun: Maverick conseguiu inverter perfeitamente a história de seu longa anterior.
Top Gun: Maverick foi um grande sucesso de bilheteria e chegou a ser indicado a 6 categorias do Oscar 2023, incluindo Melhor Filme, mas deixou de fora Tom Cruise na categoria de Melhor Ator.