Velma foi detonada por fãs por diversos motivos, desde a sexualização de jovens, até mudanças nas personagens. Apesar disso, ela foi renovada para a segunda temporada.
A renovação foi confirmada quando a Warner Bros Discovery realizou um grande painel no Festival de Annecy sobre suas animações (via ComicBook).
Foi lá que a equipe confirmou que a 2ª temporada de Velma está em andamento. Esta informação surge meses depois de rumores sobre a renovação de Velma serem divulgados.
“Esta releitura da franquia Scooby-Doo desvenda as origens misteriosas da Máquina de Mistérios – como visto através dos olhos da amada detetive de óculos Velma”, diz a sinopse do seriado.
Dublada pela própria criadora da série, Mindy Kaling (The Office), a personagem tem etnia alterada em relação à original. Aqui ela é sul-asiática, uma mudança muito bem-vinda a fim de diversificar o elenco, que, no original, era todo branco.
Velma não recebe boas críticas
Muitos apontaram como a personalidade de Velma foi totalmente alterada, chamando-a de detestável ou adjetivos similares.
De fato, a unidimensionalidade dos personagens também é um ponto comum nas críticas, enquanto alguns críticos acharam simplesmente entediante.
Mais sérias ainda são as críticas de que Velma faz pouco caso do movimento #MeToo, que deu voz para inúmeras vítimas de estupro ou assédio. Também apontaram que o seriado sexualiza adolescentes (embora toda série da CW faça isso).
No Rotten Tomatoes, atualmente, a série acumula meros 40% de aprovação, com 35 críticas contabilizadas.
Velam está disponível no HBO Max.