Comovente

História mais trágica de Spy x Family tem o final perfeito

Série é exibida pela Crunchyroll e pela Netflix

Spy x Family
Spy x Family

Spy x Family está disponível na Netflix e na Crunchyroll e, enquanto isso, o mangá continua sendo publicado. Um dos arcos dele teve um final perfeito.

Vindo do mangá de mesmo nome, que estabelece bem os personagens Loid, Yor e Anya para seus leitores, o anime faz o mesmo para os espectadores. Além disso, Spy x Family vai ganhar um musical e se expandir ainda mais.

“O Mestre espião Twilight é inigualável quando o assunto é ir disfarçado em missões perigosas pelo bem do mundo. Mas ele pode finalmente ter chegar ao seu limite quando recebe a tarefa de se casar e ter uma filha”, diz a sinopse.

“Não acostumado a depender de outras pessoas, Twilight arruma uma mulher e uma criança para sua missão de se infiltrar em uma escola particular de elite. Mas o que ele não sabe é que a mulher que ele escolheu é uma assassina e a criança que ele adotou é uma telepata”, finaliza a sinopse.

O elenco do anime baseado no mangá de Tatsuya Endo conta com Takuya Eguch, Atsumi Tanezaki, Saori Hayami, entre outros nomes.

Continue lendo para conhecer o final de um dos arcos mais trágicos de Spy x Family.

Mangá de Spy x Family
Mangá de Spy x Family

Experiência de Martha como soldado

O arco mais recente do mangá Spy x Family de Tatsuya Endo focou no traumático passado militar de Martha, a mordomo da família Blackbell. Durante esses capítulos, a série deu aos leitores uma visão das atrocidades cometidas pelos governos de Ostania e Westalis durante a guerra, várias décadas antes do início da série.

Após a confrontação, não houve celebração de nenhum dos lados, nem os soldados foram congratulados de qualquer forma. A experiência trágica de Martha como soldado terminou tão rápido quanto começou, sendo uma das representações mais precisas de ser um soldado nos últimos anos. Embora não tenha sido tão emocionante quanto alguns fãs esperavam, o final da jornada do mordomo da família Blackbell é um dos melhores e mais memoráveis da franquia.

O capítulo 100 do mangá Spy x Family mostra Martha lutando como soldado da linha de frente para o exército de Ostania. Apesar de ser uma das poucas mulheres que se voluntariaram para lutar pelo seu país, a jovem recebeu um tratamento horrível de seus superiores. Algumas de suas colegas foram mortas na sua frente por seu comandante, e a própria Martha foi abandonada por seu batalhão por estar ferida. Se não fosse pelas pessoas gentis de Westalis, que deveriam ser seus inimigos, ela teria morrido durante a guerra.

Vários dias após seus companheiros a terem abandonado, Martha foi avistada por um batalhão de Westalis, que informou que a guerra havia acabado de repente. A jovem foi resgatada pelo exército de Ostania, que a colocou em um carro que levaria todos os soldados restantes em Westalis de volta para a cidade de Berlint. Os feridos não receberam tratamento, não foram agradecidos por sua bravura, e muitos morreram sem que seus superiores se importassem. Um dos soldados que Martha conheceu durante a viagem de volta até reclamou que eles lutaram em uma guerra onde nenhum país ganhou nada.

Mostrando isso, Endo provavelmente está tentando transmitir ao seu público a futilidade da guerra. Além daqueles que estão no comando, ninguém vence em um conflito militar. As únicas coisas que restam após uma guerra são indivíduos feridos, milhares de mortes e cidades destruídas. Embora sombrio e anticlimático, o final da jornada de Martha é uma representação incrível das consequências devastadoras de uma guerra. A escolha de não retratar os soldados de Ostania como heróis e mostrar como o governo se importa pouco com eles cria uma das representações mais brutalmente honestas do que é ser um soldado.

Martha voltou para casa sozinha, assustada e sem ninguém para ajudá-la. Por trás dos momentos fofos e das hilárias aventuras da família Forger, Spy x Family sempre retratou um fervoroso sentimento anti-guerra. O objetivo principal do protagonista é evitar que outro conflito irrompa, e a série nunca se esquivou de retratar os horrores da guerra. Tudo, desde o passado trágico de Anya como órfã até a constante tensão entre Westalis e Ostania, gira em torno das perdas da última confrontação. A história muitas vezes se concentra na vida diária de Anya e nas hilárias desventuras que ela tem na escola, mas a ameaça da guerra está sempre presente.

Embora não seja a primeira vez que Endo retrata diretamente como a guerra pode ser brutal e sem sentido, como já fez durante o flashback de Loid, a história de Martha é a mais gráfica. Soldados são traídos por seus superiores por não quererem morrer, sobreviventes sofrem com ferimentos horríveis e civis vivem com medo de outro ataque. Apesar de sua inicial vontade de se juntar ao exército, Martha rapidamente percebeu o quanto estava enganada. Esse fenômeno é frequentemente visto em soldados da vida real, que se alistam com a esperança de servir ao seu país e serem vistos como heróis.

No entanto, eles logo aprendem que a guerra não é como é retratada em filmes e videogames. Conflitos militares são brutais e sangrentos, muitas vezes terminando com ambos os lados perdendo mais do que poderiam ganhar. O trabalho de Endo frequentemente retrata representações realistas do que a guerra realmente é. Sua oposição a esses eventos terríveis sempre esteve presente, mas nunca foi tão clara quanto no passado de Martha.

O mangá Spy x Family tem quase garantido que retornará à vida acolhedora da família Forger em breve. Apesar disso, as lições retratadas por Endo em sua história permanecerão lá para que antigos e novos fãs leiam e aprendam. Embora não seja seu objetivo principal, a série se tornou uma excelente ferramenta para ensinar ao público sobre as causas, efeitos e consequências da guerra.

Spy x Family está disponível no Brasil pela Crunchyroll. A primeira temporada também está na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.