Em 2023, The Last of Us se tornou uma das séries mais bem sucedidas do HBO Max, conquistando fãs no mundo inteiro. Além disso, a produção, ainda em sua 1ª temporada, concretizou uma grande ambição que Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead, não conseguiu cumprir na série de zumbis.
“Uma trama que beira a extinção humana. Vinte anos após a queda da civilização, Joel é contratado para tirar Ellie de uma zona de quarentena perigosa”, diz a sinopse da série.
Liderado por Pedro Pascal (The Mandalorian) e Bella Ramsey (Game of Thrones), o elenco de The Last of Us conta também com Anna Torv (Mindhunter), Gabriel Luna (Agents of SHIELD), Merle Dandridge (Greenleaf), Melanie Lynskey (Yellowjackets), Nick Offerman (Parks and Recreation) e Murray Bartlett (The White Lotus).
Mostramos abaixo como The Last of Us faz, em sua 1ª temporada, algo que o criador de The Walking Dead sempre quis; confira! (via ScreenRant)
The Last of Us subverte os clichês de The Walking Dead
Na HQ The Walking Dead Deluxe #60, Robert Kirkman, o criador da trama, revelou uma de suas maiores ambições para a série de zumbis: produzir uma história completa sem a presença dos mortos vivos.
“Eventualmente, eu queria fazer um volume inteiro sem NENHUM zumbi. Acho que lancei mais do que algumas edições aqui e ali, mas acho que nunca consegui um volume completo sem nenhum zumbi”, disse o criador de The Walking Dead.
Pois bem: ainda em sua 1ª temporada, a série The Last of Us consegue realizar algo que, durante todo o decorrer de The Walking Dead, ficou apenas na cabeça de Robert Kirkman.
O episódio “Long, Long Time” é um ótimo exemplo. Apesar de ser ambientado após o apocalipse zumbi, o capítulo não conta com a presença de qualquer infectado.
Robert Kirkman cita este mesmo “sonho” no volume 10 de The Walking Dead, que não conta com a morte de qualquer personagem importante.
Nas notas dos quadrinhos, o criador da série de zumbis admite que a morte súbita de personagens queridos acabou se tornando uma “muleta” para a história, apoiando a trama e aumentando o interesse do público em momentos mais pacatos.
Ao revelar seu objetivo de criar uma história de zumbis sem zumbis, Kirkman também dá a entender que a própria presença dos mortos-vivos também acabou prejudicando a trama da série, impossibilitando a narrativa de histórias mais humanas.
The Walking Dead, tanto nas HQs quanto na TV, não conseguiu realizar a ambição de seu criador. Por isso, The Last of Us desponta como um exemplo muito importante de uma nova tendência para as séries apocalípticas: o foco nos dramas pessoais, não na ação propriamente dita.
Você pode conferir todos os episódios de The Last of Us no HBO Max.