Entrevistamos

Adam Sandler agradece ao Brasil pelas incontáveis reprises de seus filmes  

Adam Sandler contou detalhes sobre as filmagens de O Astronauta, seu mais novo filme que estreou dia 1 de março na Netflix. O ator também agradeceu ao Brasil pelas reprises de seus filmes na TV brasileira. 

Adam Sandler no Berlinale (Foto: Hebert Neri)
Adam Sandler no Berlinale (Foto: Hebert Neri)

Com a colaboração de: Pedro Paulo Loureiro, Carol Scarpelli e
Evandro Scarpelli

Durante o 74ª Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim), Adam Sandler, elenco e o diretor do filme O Astronauta (Spaceman, no original) se reuniram para dar uma coletiva de imprensa e contar detalhes do filme, que teve sua estreia mundial dia 1 de março na Netflix, mas que contou com uma ante-estreia no Festival. 

O Berlinale, que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha, é um dos mais importantes festivais de cinema do mundo e também o segundo mais antigo, precedido apenas pelo festival de Veneza.

Baseado no livro “Spaceman of Bohemia”, de Jaroslav Kalfar, e dirigido por Johan Renck, o filme é uma odisseia intergaláctica de amor, ambição e autodescoberta, onde o astronauta Jakub Procházka (Adam Sandler) deixa sozinha a esposa grávida, Lenka (Carey Mulligan), que está frustrada por ele sempre escolher missões longas em vez da vida ao lado da família e decide se separar dele. Ao aceitar embarcar em uma missão solitária aos confins do sistema solar, Jakub encontra Hanus (Paul Dano), um alienígena parecido com uma aranha que invade a sua espaçonave, e assim começam a se comunicar e desenvolver uma amizade improvável, levando Jakub a perceber o que há de errado em sua vida, antes que seja tarde demais. 

Adam Sandler respondeu as minhas perguntas e da imprensa internacional presente com muito bom humor. Confira alguns trechos da entrevista, abaixo.

Adam Sandler na Berlinale

Entrevista com Adam Sandler no Festival de Berlim

Como foi de ter de atuar preso a cabos de aço e guindastes. Quão fortalecedor ou desconcertante foi?

Sandler: O trabalho parecia quase terapêutico em certo sentido. Quando precisei usar cabos de aço sentia dificuldades, pois o meu corpo não é dos mais flexíveis. Os fios me machucaram. Os dublês que me ligavam todos os dias, eu dizia: Ah, isso dói. Mas nós conseguimos. Fizemos isso como uma equipe.

Que lições você aprendeu com a solidão? Que referência vocês tiveram para esse tipo de interpretação?

Sandler: Antes de gravarmos ensaiamos muito juntos, todo o elenco, então em seguida fomos todos confinados juntos. E então, naquele dia, sim, eu estava conversando com uma bola de tênis ou com o amigo de Johan que veio fantasiado. Claro. Sim. E então foi muito bom. Era um filme sobre estar sozinho. 

Usei uma bola de tênis, que me permitiu ficar sozinho em meu próprio mundo. E Johan (diretor) configurou as câmeras de modo a estarmos meio distante delas enquanto ensaiávamos ou atuávamos. E de repente, havia uma câmera. Eu pensava… alguém está gravando? E aparentemente na maioria das vezes sim. E então fizemos assim.

Johan (Diretor): Filmamos no final da pandemia. Todo mundo estava meio que trancado. E estávamos tendo essas experiências estranhas e sonhos à noite sobre socialização e tudo mais. E obviamente isso era estendido ao set. Como Adam disse, filmamos o filme inteiro com guindastes. Então Adam estava muito sozinho no set. E tínhamos grandes guindastes de 21 metros presos no set. Então esse carinha ficou ali pendurado, gemendo, chorando por causa dessas plataformas (risos). Mas de qualquer forma, quero dizer, obviamente, sim, o filme é sobre solidão. Mas também se trata de desconexão, eu acho. Acho que esses são dois temas separados. E é isso que tenho a dizer sobre isso. E, em última análise, para mim, o filme é sobre pessoas tentando se conectar. Isso foi ótimo.

Adam, como é estar pela primeira vez no Berlinale? Veremos vocês fazendo dramas com mais frequência?

Festival de Cinema de Berlim. Fantástico, honestamente. Que ótimo momento. Todo mundo tem sido fantástico e acolhedor. E é emocionante. E que época linda. Ficamos tão entusiasmados que fomos convidados para cá.

Ah… Sobre fazer mais filmes de drama, espero que sim, que isso aconteça mais vezes.

No Brasil seus filmes são reprisados muitas vezes, em especial o filme “Como se fosse a primeira vez”. Você é um sucesso no Brasil. 

Sandler: Muito legal. Meu Deus. Isso foi fantástico. Sempre fiquei me perguntando: por que continuo recebendo todos esses cheques do Brasil? Obrigado a todos no Brasil. 

O quanto esse isolamento, essa alienação que eles enfrentam como casal precisa da voz de algo que é grande de algo externo para reconectá-los?

Basicamente essa voz está dizendo para parar de fugir. Você pode se permitir continuar se bloqueando para a realidade, o que é doloroso. Por que é tão importante para você ir atrás de algo distante quando você tem algo bem aqui que é lindo e perfeito e você está simplesmente optando por ignorar? É nisso que Hanus (alienígena com quem o astronauta encontra no espaço) ajuda meu personagem.

Na vida real eu não tenho muito tempo para ficar sozinho, tenho talvez oito minutos no máximo e então logo tenho alguma coisa para fazer. Então, estando sozinho em uma nave espacial, foi muito bom. Acho que recomendo isso para muitas pessoas, para a maioria de vocês, para cada um de vocês (risos). 

Coletiva de Imprensa (Foto: Mariana Fontes)

Mais sobre O Astronauta

“Seis meses após o início de uma missão de pesquisa solitária nos limites do sistema solar, o astronauta Jakub (Adam Sandler) percebe que o casamento que deixou para trás pode não estar esperando por ele quando retornar à Terra. Desesperado para consertar as coisas com sua esposa, Lenka (Carey Mulligan), ele é ajudado por uma criatura misteriosa do início dos tempos que encontra escondida nas entranhas de sua nave. Hanuš (dublado por Paul Dano) trabalha com Jakub para entender o que deu errado antes que seja tarde demais. Dirigido por Johan Renck e baseado no romance Spaceman of Bohemia, o filme também é estrelado por Kunal Nayyar, Lena Olin e Isabella Rossellini”, diz a sinopse oficial.

Na trama, o astronauta Jakub (Sandler) deixa a Terra e percebe que, ao voltar, seu casamento pode não estar mais de pé. Desesperado para consertar as coisas, ele recebe ajuda de uma criatura misteriosa que estava escondida em sua nave.

Carey Mulligan, Paul Dano, Kunal Nayyar, Lena Olin e Isabella Rossellini completam o elenco.

Baseado no romance de 2017 “Spaceman of Bohemia”, de Jaroslav Kalfař, o roteiro foi escrito por Colby Day. A direção ficou a cargo de Johan Renck (Chernobyl).

O Astronauta está disponível na Netflix.



Sair da versão mobile