Filmes

Ator de Titanic não liga se Jack caberia na porta: "Nunca passou pela minha mente"

Victor Garber não pensou muito sobre essa questão de Titanic

25 anos depois da estreia de Titanic, os fãs permanecem com a mesma dúvida: Jack poderia ter sobrevivido? Um astro do filme, contudo, está nem aí para isso.

Jack, interpretado por Leonardo DiCaprio no filme de 1997, acabou morrendo ao ficar fora da porta que mantinha Rose, vivida por por Kate Winslet, segura do mar gélido.

Victor Garber apareceu em Titanic como Thomas Andrews, o projetista do navio, e ele se lembra da experiência como uma das mais únicas e memoráveis em sua longa carreira.

O astro conversou com a EW e foi perguntado sobre a questão polêmica, que já rendeu episódios dos Mythbusters e mais.

“Se fosse assim que [James Cameron] quisesse terminar o filme, ele faria”, diz Garber em resposta a seus pensamentos sobre a crença de fãs de longa data de que Jack (Leonardo DiCaprio) caberia na porta.

“É uma daquelas perguntas que eu realmente não entendo. Se isso estragou o filme para você, sinto muito, mas isso certamente nunca passou pela minha mente”, acrescentou.

Jack poderia realmente ter sobrevivido

O renomado diretor James Cameron recriou a icônica cena entre Jack e Rose em Titanic, para provar se Jack poderia ter sobrevivido.

Durante um pequeno trecho do especial da National Geographic, Titanic: 25 Years Later with James Cameron, o cineasta recria a cena e testa quatro cenários diferentes para dar uma resposta.

O cineasta comentou que Jack poderia ter sobrevivido após conseguir fazer os testes em cenários diferentes, e recriando toda a sequência até chegar na cena da porta.

No primeiro teste, Jack e Rose conseguem subir na porta, mas ambos estão submersos no mar gélido que pode matá-los.

Em seguida, o diretor coloca os dois atores de Jack e Rose do documentário com boa parte do corpo na porta, e as pernas ficando no mar. Isso aumentaria as chances de sobrevivência de Jack.

Já no teste final, os atores realizaram todas as ações até chegar na cena da porta, com Jack impedindo que outro passageiro usasse Rose para sobreviver.

Cameron ainda adiciona um momento extra que não aconteceu no filme. Rose dá um colete salva-vidas para Jack usar como proteção. O diretor comenta que Jack poderia ter sobrevivido, embora houvesse muitas variáveis.

“Ele está estabilizado. Ele chegou a um ponto em que, se projetarmos isso, ele pode ter sobrevivido até o bote salva-vidas chegar lá. Jack pode ter sobrevivido, mas há muitas variáveis. Acho que o processo de pensamento dele foi: ‘Estou não vai fazer nada que a coloque em risco’, e isso é 100% do personagem”, disse ele.

Por fim, foi apenas o pensamento de Jack de não colocar a vida da amada em risco que o manteve no mar congelante até morrer.

Sair da versão mobile