Top Gun: Maverick foi indicado a 6 categorias do Oscar 2023, incluindo Melhor Filme, mas deixou de fora Tom Cruise na categoria de Melhor Ator.
Como é produtor do filme, Cruise conseguiu uma indicação na categoria de Melhor Filme – a última vez que conquistou uma nomeação ao Oscar foi há 23 anos, como melhor ator coadjuvante por Magnólia. Apesar disso, fãs de Tom Cruise não gostaram nenhum pouco da esnobada do Oscar deste ano.
“Eu vou dizer isso. Se você vai indicar Top Gun: Maverick para Melhor Filme, você tem que nomear Tom Cruise. Ele é tudo. Ele é o Top Gun E o Maverick. Ele é o filme e o filme é ele”, escreveu o jornalista Max Weiss.
“Sem [prêmio de] Melhor Ator para Tom Cruise? Eu sei que o prêmio não é para “O homem mais disposto a ser amarrado a um míssil e disparado contra o Sol se isso o deixar 8% mais disposto a comprar um ingresso de cinema”, mas pelo menos dê ao cara uma indicação!”, escreveu um usuário do Twitter.
“Tom Cruise aprendeu a pilotar um F-18 para Maverick. Nenhum ator jamais foi mais tão metódico. O Oscar é estúpido…”, tuitou outro fã.
A cerimônia do Oscar 2023 vai acontecer no dia 12 de março – veja a lista de indicados.
Recorde no Oscar
Os filmes Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água (Avatar 2) são dois grandes sucessos, e fizeram o Oscar bater um recorde.
Na nova edição da mais importante premiação do cinema, tanto o filme estrelado por Tom Cruise quanto o longa de James Cameron foram indicados como Melhor Filme.
Mesmo que o Oscar não tenha o histórico de indicar sequências para a categoria principal, Top Gun: Maverick e Avatar 2 são as duas primeiras continuações a conseguirem o feito (via ScreenRant).
A ótima recepção da crítica e o impacto que ambos os filmes geraram em 2022, chamaram a atenção dos votantes para que fossem incluídos na categoria de Melhor Filme.
Vale ressaltar que ambos os projetos tiveram mais de três indicações ao Oscar, com Top Gun: Maverick disputando em seis categorias e Avatar 2 em quatro.
Top Gun: Maverick está disponível no Paramount+.