Inexplicável

Filmes de Harry Potter têm uma mudança que não faz o menor sentido

Filmes fizeram muitas mudanças em relação aos livros

A franquia Harry Potter apresentou várias criaturas mágicas diferentes, mas uma das mais impressionantes é Fofo, que faz sua primeira e última aparição em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Nos filmes, contudo, ele teve sua origem alterada.

Trata-se de um cachorro gigante de três cabeças, que guarda a Pedra Filosofal. É enquanto ele está guardando um alçapão no terceiro andar de Hogwarts que Harry, Ron e Hermione o encontram pela primeira vez enquanto tentam evitar Argus Filch, o zelador da escola.

De acordo com o livro, Hagrid comprou Fofo no Caldeirão Furado, de um “cara grego”. Fofo vindo da Grécia é uma origem racional.

Ao estabelecer as origens gregas de Fofo, Harry Potter o conecta ao que talvez seja o cão de três cabeças mais famoso da literatura: Cerberus, sugerindo assim que o próprio Fofo pode realmente ser Cerberus ou seu descendente.

Filme mudou origem de Fofo

No entanto, na versão cinematográfica, Hagrid afirma claramente que adquiriu o cão de um irlandês. Como tal, toda a referência é perdida e a própria origem de Fofo torna-se sem sentido.

Esta não é a primeira vez que os filmes de Harry Potter cortam cenas e personagens de livros, já que alguns detalhes do trio encontrando Fofo e passando pelo alçapão também foram diferentes no livro A Pedra Filosofal.

Não há um consenso claro sobre por que essa mudança foi implementada. O roteirista Steve Cloves disse que escreveu originalmente “cara grego” no roteiro e não tem certeza de como a fala acabou sendo alterada no filme.

Os filmes de Harry Potter estão na HBO Max.

Sair da versão mobile