A Lucasfilm está envolvida em uma batalha judicial com uma empresa de roupas por conta da mochila que Indiana Jones (Harrison Ford) usou no último filme da franquia, A Relíquia do Destino.
Segundo o The Hollywood Reporter, em um processo aberto nesta quarta-feira no tribunal federal da Califórnia, a Frost River acusou a Lucasfilm de usar seu produto em Indiana Jones 5 sem permissão e também de utilizar a mochila em uma campanha de marketing enganosa. Ao invés disso, o estúdio removeu marcas de identificação da empresa na bolsa, violando uma lei federal de marcas registradas.
“Este processo diz respeito a dois gigantes corporativos, Filson e Lucasfilm, explorando o trabalho árduo e a propriedade intelectual da Frost River, uma pequena empresa americana”, afirma a denúncia. A Filson também é fabricante de roupas e acessórios.
Como parte de seu marketing para o filme, a Lucasfilm autorizou Filson a realizar uma campanha de marca conjunta para promover o filme e os produtos da empresa de roupas, de acordo com o processo.
“A Lucasfilm e Filson produziram um comercial de 60 segundos mostrando cenas de Indiana Jones 5 com os atores usando produtos da Filson. Surpreendentemente, uma das cenas era de Indiana com o produto da Frost River”, disse Devin McRae, advogado de Frost River.
A Frost River diz que o marketing visa induzir os consumidores a acreditar que as mochilas vistas no filme e nos anúncios são vendidas pela Filson.
Procuradas pelo THR, a Lucasfilm e a Filson ainda não se pronunciaram.
O último filme de Indiana Jones
Em Indiana Jones 5, o personagem está ainda no período da Guerra Fria, em 1969, durante a era da corrida espacial. No entanto, ele entrará em desacordo com Voller, um ex-cientista nazista que agora trabalha para a NASA.
O filme conta com Harrison Ford pela última vez no papel de Indiana Jones. O elenco também inclui Mads Mikkelsen como o vilão Voller, Phoebe Waller-Bridge, Boyd Holbrook, entre outros.
James Mangold (Logan) é o diretor do filme, enquanto o criador da franquia, Steven Spielberg, é um dos produtores. Jez Butterworth e John-Henry Butterworth escreveram o roteiro.
Indiana Jones e A Relíquia do Destino está em cartaz nos cinemas brasileiros.