Fãs da Sétima Arte poderão conferir uma obra importantíssima do cinema nacional na 42ª Mostra Internacional de Cinema, que exibirá uma cópia restaurada de Pixote – A Lei do Mais Fraco.
Por meio da indicação dos cineastas Walter Salles e Roberto Gervitz para a The Film Foundation, a HB Filmes, produtora criada por Babenco em 1974 e atualmente dirigida por suas filhas Myra Arnaud Babenco e Janka Babenco, viabilizou o processo de restauro do filme. A organização sem fins lucrativos, fundada pelo diretor norte-americano Martin Scorsese, dedicada-se desde 1990 à exibição e à conservação dos clássicos do cinema.
Operação Overlord | Filme de zumbis de J.J. Abrams terá estreia antecipada na Mostra SP
Sob a supervisão artística do cineasta Roberto Gervitz, o trabalho de imagem foi feito na Cinemateca de Bolonha, uma das mais importantes instituições europeias dedicadas à preservação e ao restauro de filmes, enquanto a empresa paulista JLS Facilitações Sonoras se encarregou do som. A coordenação de imagem contou ainda com a colaboração de Patrícia de Fillipi.
Dirigido por Hector Babenco em 1980, o filme narra a história de um menino de 11 anos que foge de um reformatório infantil e entra para o submundo do crime no Rio de Janeiro.
A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa oficialmente nesta quarta-feira (17).