Desde o lançamento da saga Harry Potter, tanto nas livrarias quanto nos cinemas, muitos fãs percebem furos e inconsistências no universo criado por J.K. Rowling. Um desses furos envolve a utilização das varinhas pelos bruxos. Sendo assim, fica a dúvida: por que os alunos de Hogwarts não aprendem a conjurar feitiços sem as varinhas?
Recentemente, a Warner Bros confirmou a produção de um reboot televisivo da saga Harry Potter. A série, que terá a controversa J.K. Rowling como produtora-executiva, deve abordar em cada temporada um dos livros da escritora.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a condução da trama e o elenco do reboot de Harry Potter. Resta aguardar!
Enquanto isso, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre uma das principais inconsistências em relação à magia do Universo Harry Potter; confira! (via CBR)
Uso das varinhas não faz muito sentido na saga Harry Potter
Como os fãs de Harry Potter já sabem, os bruxos de Hogwarts (e das outras escolas de bruxaria) utilizam as varinhas como “conduítes” para os poderes mágicos.
No entanto, a saga deixa bem claro que os bruxos também podem conjurar feitiços sem a utilização da varinha. Dumbledore, em várias ocasiões, faz magia usando apenas palavras e gestos.
Sendo assim, por que Hogwarts não ensina os alunos a realizar esse tipo de feitiço? Em um panorama mais amplo, a utilização das varinhas não faz muito sentido. Afinal de contas, se os bruxos podem fazer feitiços sem esses itens especiais, por que os utilizam em primeiro lugar?
Faria muito mais sentido os bruxos serem ensinados, desde a infância, a conjurar feitiços com simples gestos, palavras e movimentos.
Nesse sentido, eles não precisariam passar pelo que Rony Weasley passou quando sua varinha é quebrada no início da A Câmara Secreta.
Porém, de acordo com o site CBR, as próprias regras do Universo Mágico podem explicar porque os bruxos de Hogwarts não são ensinados a fazer magia sem varinha.
No mundo de Harry Potter, os bruxos não podem performar feitiços na frente dos trouxas. Os bruxos menores de idade também carregam uma espécie de “trava” que notifica o Ministério da Magia sempre que eles conjuram encantamentos fora da escola.
Embora existam diversas contradições sobre o uso dessa trava nos livros de J.K. Rowling, a saga explicita que a utilização das varinhas torna mais fácil a regulação da magia.
Cada bruxo tem uma varinha única e particular, e por isso, todos os feitiços podem ser rastreados, o que torna a resolução de crimes algo bem mais simples. Os feitiços que não utilizam varinhas, por outro lado, não podem ser regulados ou supervisionados.
Ou seja: Hogwarts não ensina a magia sem varinha para proteger os estudantes, mas sim para facilitar a vida dos funcionários do Ministério da Magia.
O reboot de Harry Potter não tem data de estreia. Você pode conferir todos os filmes da saga no HBO Max.