Conservada

Quantos anos Galadriel tem em O Senhor dos Anéis

Elfa mais famosa de O Senhor dos Anéis é muito mais antiga do que parece

Cate Blanchett e Morfydd Clark como Galadriel em O Senhor dos Anéis
Cate Blanchett e Morfydd Clark como Galadriel em O Senhor dos Anéis

Com o papel proeminente de Galadriel em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, as questões sobre sua idade foram levantadas mais uma vez.

Dado que o autor J.R.R. Tolkien forneceu o ano em que ela nasceu, pareceria uma pergunta simples de responder. No entanto, com a rica história e natureza praticamente angelical dos elfos, determinar a idade de Galadriel durante O Senhor dos Anéis está longe de ser simples.

Como Tolkien escreveu inúmeras notas sobre seu mundo, seu filho Christopher Tolkien compilou grande parte de seu trabalho em uma série de 13 volumes de livros intitulada A História da Terra-média.

Neles, é declarado que Galadriel nasceu em 1362 dos Anos das Árvores. Mas para calcular há quanto tempo isso foi em relação a O Senhor dos Anéis, é preciso saber o que são os Anos das Árvores.

Jovem Galadriel em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Galadriel nasceu na Era mais antiga de Arda

A história da Terra-média é dividida em eras, com Bilbo e Frodo Bolseiro nascendo na Terceira Era da Terra-média, que durou 3021 anos. Mas antes dessas eras, os Elfos viviam na longínqua terra de Valinor, também conhecida como Terras Imortais. E durante essa era, a Terra-média foi completamente formada, já que o Sol nem sequer começara a iluminar o mundo. Esse tempo é conhecido como os Anos das Árvores.

Os Anos das Árvores se referem às duas árvores gigantes que iluminavam a terra de Valinor. E por quase 1500 anos, os Elfos viveram em paz. No entanto, um ano em Valinor é muito mais longo do que o ano típico na Terra-média, o que geralmente causa confusão entre os fãs. Durante O Senhor dos Anéis, um ano tem 365 dias, divididos em seis meses. No entanto, em Valinor, um ano durava quase dez vezes mais.

Para obter as datas mais precisas, os fãs devem recorrer à A História da Terra-média. No capítulo intitulado Os Anais de Aman, ele concluiu que um ano em Valinor equivale a 9,582 (nove anos e meio) anos na Terra-média.

Vale apontar que o apêndice D de O Retorno do Rei traz uma conversão diferente, mas J.R.R. Tolkien não adaptou a cronologia antiga para a nova equivalência, portanto vamos usar a antiga, visto que usar a nova traria alguns problemas para a história como um todo.

Com Galadriel nascendo em 1362 dos Anos das Árvores, isso significa que ela viveu por 138 anos em Valinor, já que os Anos das Árvores terminaram em 1500. Portanto, seus 138 anos, multiplicados por 9,582, colocam Galadriel com 1322 anos solares quando a Primeira Era da Terra-média começou.

A Primeira Era durou 600 anos (aqui já contamos anos solares), portanto, ela tinha 1922 quando a Segunda Era começou.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder acontece durante o ano 1500 da segunda era, colocando Galadriel com 3422 anos durante o seriado do Prime Video.

A Segunda Era dura mais 1941 anos, o que significa que ela tem 5363 anos no começo da Terceira Era.

E finalmente, Frodo encontra Galadriel no ano 3019 da Terceira Era, com a idade avançada de 8382 anos.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Prime Video. Já os filmes de Peter Jackson estão no Max.

Sair da versão mobile