Filmes

Roteirista de Jurassic Park quase cortou o melhor personagem do filme

Jeff Goldblum quase ficou de fora de Jurassic Park

O roteirista de Jurassic Park, David Koepp, revelou que originalmente tentou cortar o papel de Jeff Goldblum, o Dr. Ian Malcolm, do roteiro do filme.

Baseado no best-seller de Michael Crichton, o personagem de Goldblum se juntou ao Dr. Alan Grant (Sam Neill) e à Dra. Ellie Sattler (Laura Dern) para fornecer uma avaliação inicial da atração do Jurassic Park na Isla Nublar.

Graças ao desempenho carismático de Goldblum do matemático, Malcolm rapidamente se tornou um personagem favorito dos fãs que acabaria se tornando um dos rostos mais reconhecidos da franquia.

De acordo com Koepp, no entanto, o público quase perdeu a performance icônica de Goldblum.

Jeff Goldblum na clássica cena de Jurassic Paark
Jeff Goldblum na clássica cena de Jurassic Paark

Jeff Goldblum quase ficou de fora

Falando no podcast Script Apart, o prolífico roteirista explicou que seu primeiro rascunho do roteiro de Jurassic Park deixou Ian Malcolm completamente de fora, pois ele passou muito tempo falando sobre “conceitos científicos esotéricos”.

O diretor Steven Spielberg insistiria que o personagem fosse trabalhado de volta depois de ter visto Goldblum ler para o papel usando o livro original de Crichton.

“Meu primeiro rascunho não tinha o personagem de Jeff Goldblum. Eu entreguei e disse ao [diretor] Steven [Spielberg] antes de começar: ‘Esse cara tem que ser cortado. Eu não consigo, é muito difícil’, sabe?”, disse o roteirista.

“Ele só está falando por páginas de cada vez sobre conceitos científicos esotéricos, ele tem que ir. Então, mesmo quando entreguei o rascunho, Steven disse: ‘Eu já tenho minha primeira nota’ – acho que ele não leu o rascunho – ele disse: ‘Temos que ter Malcolm. Jeff Goldblum entrou e acabou de ler algumas passagens do livro e [o papel] foi feito para ele. Temos que descobrir como encaixá-lo”.

Enquanto Goldblum mais tarde voltaria a liderar a sequência de 1997 O Mundo Perdido: Jurassic Park, bem como aparecer nas iterações mais recentes da franquia, sua estreia como Ian Malcolm continua sendo mais memorável.

Sua participação no filme foi tão impressionante que é quase difícil acreditar que Koepp tentou cortá-lo completamente. Se o roteirista de Jurassic Park tivesse sido bem-sucedido em sua tentativa de eliminar o papel de Goldblum, tanto o filme de 1993 quanto a franquia como um todo teriam sido gravemente prejudicadas.

Sair da versão mobile