Lamentável

Sessão de Love Lies Bleeding é interrompida por ataques homofóbicos

Grupo preconceituoso em exibição do filme com Kristen Stewart cria clima de terror na sessão

Love Lies Bleeding
Love Lies Bleeding

Love Lies Bleeding – O Amor Sangra, protagonizado por Kristen Stewart, teve uma sessão caótica em Bruxelas no último sábado (13), depois que uma enxurrada de comentários homofóbicos e misóginos durante a exibição levou a uma saída em massa, seguida de protestos de retaliação e uma resposta da polícia.

Mais de 60 mulheres homossexuais abandonaram a estreia regional quando a exibição se tornou tóxica, e os organizadores da exibição afirmam que houve pelo menos três casos de violência física, informa a Variety.

“As coisas saíram totalmente fora de controle”, disse Elina Fischer, que estava presente na sessão, à Variety. Fischer acrescenta que sua experiência foi “traumática e horrível”: “Temíamos por nossas vidas, porque o tipo de pessoa que diz essas coisas durante uma exibição de filme é o tipo de pessoa que nos agride. Então, ficamos com medo e tivemos que sair”.

Os participantes contaram à Variety que os comentários irreverentes da exibição logo se transformaram em extremos mais perturbadores. As cenas de amor entre as personagens principais foram recebidas com vaias e expressões homofóbicas.

Os representantes do festival corroboram esse relato, mas insistem que a crueldade veio de um pequeno segmento do público. “Dez pessoas em um total de 1.400 já são dez a mais”, diz o chefe de imprensa do BIFFF, Jonathan Lenaerts.

Kristen Stewart em Love Lies Bleeding

Mais sobre Love Lies Bleeding

Dirigido por Rose Glass, conhecida por seu trabalho em Saint Maud, o filme teve sua première mundial na Mostra Midnight do Festival de Sundance e também foi exibido em outros prestigiados festivais, incluindo Berlim e Glasgow.

Com uma impressionante aprovação de 92% no Rotten Tomatoes, o longa-metragem estreou em 6º lugar nas bilheterias americanas, registrando a melhor média de público por sala do ano.

A trama de Love Lies Bleeding – O Amor Sangra mescla elementos de comédia, crime, paixão queer e thriller de vingança, situada na atmosfera desértica de uma pequena cidade do Novo México, nos Estados Unidos. A história acompanha Lou (interpretada por Kristen Stewart), uma gerente de academia que se envolve romanticamente com Jackie (Katy O’Brian), uma aspirante a fisiculturista.

“A solitária gerente de academia Lou (Kristen Stewart) se apaixona por Jackie (Katy O’Brian), uma ambiciosa fisiculturista que está de passagem pela cidade em direção a Las Vegas, em busca do seu sonho. Mas essa história de amor fulminante provoca uma reação violenta e as envolve profundamente na rede criminosa da família de Lou”; diz a sinopse oficial.

Além de Stewart e O’Brian, o elenco principal conta com nomes como Anna Baryshnikov, Ed Harris, Dave Franco, Jena Malone e Eldon Jones. Love Lies Bleeding – O Amor Sangra é o mais recente lançamento do renomado estúdio americano A24, responsável por obras aclamadas como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, A Baleia, A Bruxa, Midsommar e Moonlight.

A diretora Rose Glass destaca: “O filme explora a ideia de personagens femininas fortes e questiona o verdadeiro significado disso para as pessoas. Sempre tive interesse em explorar o universo de uma fisiculturista, com sua força mental e física inegáveis, e como essa força é manipulada pelos outros ao seu redor”.

Love Lies Bleeding – O Amor Sangra se passa nos anos 1980, em meio ao cenário do fisiculturismo.

Glass comenta: “Foi a última década do excesso, à beira do niilismo dos anos 1990. Parecia que o excesso estava atingindo seu ápice antes de entrar em colapso inevitável. O fisiculturismo, aliado ao uso de esteroides por Jackie, tornou-se uma forma de explorar os perigos da artificialidade e da ambição desmedida, refletindo sobre a busca pela força pura e simples”.

Love Lies Bleeding – O Amor Sangra estreia em 1º de maio nos cinemas brasileiros.

Sair da versão mobile