Filmes

Submarino Titan: Por que Titanic só é cercado de tragédias

O que aconteceu com os bilionários que foram visitar o Titanic?

Durante toda essa semana, o drama do submarino que perdeu contato com a superfície após levar um grupo de bilionários às ruínas do Titanic dominou os assuntos mais comentados nas redes sociais. Nesta quinta-feira (22), o oxigênio da embarcação chegou ao fim, botando mais uma tragédia na conta do transatlântico.

O fascínio pelo Titanic, definitivamente, não é uma novidade. Desde o naufrágio original, pessoas do mundo todo fazem esforços inenarráveis para interagir, de alguma forma, com os restos do navio.

O cineasta James Cameron, por exemplo, chegou a mergulhar 33 vezes para ver o navio – que vale lembrar, serve como inspiração para Titanic, um de seus filmes mais famosos.

Nesse sentido, mostramos abaixo por que o Titanic é cercado de tragédias, desde o naufrágio original até a morte dos bilionários no submarino.

Por que o Titanic afundou?

As tragédias do Titanic, é claro, começaram com o naufrágio original do transatlântico, que aconteceu na madrugada do dia 15 de abril de 1912, durante a viagem inaugural do navio.

O naufrágio, que é contado com grande emoção no filme Titanic, de James Cameron, causou a morte de mais de 1,5 mil pessoas, estabelecendo-se como um dos maiores desastres marítimos da história.

De acordo com o site Enciclopédia Britânica, a causa imediata do naufrágio do Titanic foi a colisão do navio com um iceberg. Após atingir a massa de gelo, o transatlântico continuou a flutuar, mas 4 de seus 16 compartimentos foram atingidos pela água, afetando o sistema de direção e algumas das partes mais importantes do navio.

Originalmente, acreditava-se que a colisão do Titanic com o iceberg teria resultado em um enorme rasgo no casco do navio. No entanto, em estudos mais recentes, cientistas descobriram que, na verdade, a colisão ocasionou uma série de pequenas rupturas na estrutura da embarcação, permitindo assim a entrada da água.

Além disso, outras pesquisas recentes – junto com documentos encontrados nos arquivos dos construtores – concluíram que a baixa qualidade do aço utilizado no navio foi instrumental para o naufrágio.

Submarino traz mais uma tragédia para o Titanic

Mais de 110 anos após o naufrágio do Titanic, um grupo de bilionários decidiu utilizar um submergível extremamente pequeno para visitar (ou pelo menos, ver) as ruínas do transatlântico.

A expedição aos destroços do navio é oferecida pela empresa americana OceanGate, que cobra 250 mil dólares (mais de 1 milhão de reais) pela viagem. No último domingo, o submarino Titan, tripulado por 5 pessoas, perdeu contato com a superfície.

As causas da tragédia, até agora, permanecem envoltas em mistério. O repórter David Pogue, que participou da viagem inaugural do mesmo submergível, em novembro de 2022, afirmou que a embarcação não possui GPS, e que todo o seu trajeto é guiado por mensagens de texto que são enviadas de barcos que ficam na superfície do mar.

“Você deve se lembrar que o submersível da @OceanGateExped para o Titanic também se perdeu por algumas horas no verão passado, quando eu estava a bordo”, disse o repórter em seu Twitter.

O que aconteceu com os bilionários do submarino?

Acredita-se que todos os cinco membros do submarino Titan desaparecido estejam mortos, disse a empresa OceanGate em um comunicado na quinta-feira.

“Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente foram perdidos”, disse a OceanGate em um comunicado. “Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um espírito distinto de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e cada membro de suas famílias durante este momento trágico. Sentimos muito a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam”.

Em uma coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira, um porta-voz da Guarda Costeira confirmou que os destroços descobertos perto dos destroços do Titanic eram do Titã. Cinco peças principais foram encontradas, incluindo um cone de nariz fora do casco de pressão.

“Os detritos são consistentes com a perda catastrófica da câmara de pressão. Após essa determinação, notificamos imediatamente a família”, disse o porta-voz. “Em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias.”

Ele acrescentou que o submarino provavelmente teve uma “implosão catastrófica” e que é improvável que os cinco corpos sejam encontrados devido ao “ambiente incrivelmente implacável” debaixo d’água.

Sair da versão mobile