É difícil imaginar qualquer outro ator na pele de Aragorn a não ser Viggo Mortensen, após sua performance na trilogia O Senhor dos Anéis. O astro, no entanto, quase recusou o papel nos filmes de Peter Jackson.
As filmagens dos bastidores de O Senhor dos Anéis são tão apreciadas quanto os filmes, proporcionando uma visão divertida do amor e dedicação investidos em fazê-los. Mas eles também revelam alguns detalhes desconhecidos, um desses é complicado processo de seleção de Aragorn.
O ator irlandês Stuart Townsend originalmente foi escalado como Aragorn e até chegou a algumas semanas de produção, aponta o CBR.
Enquanto os colegas atores e a equipe se davam bem com Townsend, alguns começaram a se preocupar com a decisão de Jackson sobre o elenco. Townsend supostamente pulou sessões vitais de luta de espadas e sempre parecia nervoso e inseguro sobre o papel.
Embora tenha sido uma decisão difícil, Peter achou melhor demitir Townsend, o que abalou toda a produção quando começaram a filmar sem Aragorn.
Viggo Mortensen quase não interpretou Aragorn
Foi então que Mortensen recebeu um telefonema, perguntando se ele estaria disposto a aceitar o papel e pegar um avião para a Nova Zelândia no dia seguinte.
Com um pedido tão grande vindo do nada, Mortensen perguntou: “Bem, posso pensar nisso por um minuto?”. A resposta não foi muito animadora para o ator na época: “Bem, não muito. Você tem até esta tarde.”
Mortensen então desligou o telefone e, como nunca havia lido os livros e teria que viajar para o outro lado do mundo no dia seguinte, quase deixou passar a oportunidade.
Mas, por sorte, seu filho Henry Mortensen estava na sala no momento e perguntou sobre o que era a ligação.
Ao perceber que era para O Senhor dos Anéis, ele disse que adora os romances de J.R.R. Tolkien. E assim, com o incentivo e a bênção de seu filho, Mortensen aceitou o papel, nunca tendo conhecido Jackson ou mesmo lido a história previamente.
Assim que chegou, Mortensen foi recebido de braços abertos e rapidamente se tornou um dos mais dedicados da equipe.
Ele não apenas leu os livros várias vezes, mas também chegou a aprender um pouco de élfico, incentivando o roteiro a incluir mais dialeto élfico.
Mortensen também insistiu em fazer suas próprias cenas de ação, optou por usar uma espada de aço em vez de uma de borracha e comprou o cavalo, com quem contracenou durante as filmagens.
A trilogia O Senhor dos Anéis está disponível no HBO Max.