Filmes

Veja a cena de Barbie que está fazendo o filme ser banido

Barbie se envolve em controverso incidente diplomático

Mesmo antes de estrear, Barbie já se envolve em uma grande polêmica. O novo filme de Greta Gerwig foi banido no Vietnã, e ao que tudo indica, sofrerá o mesmo destino nas Filipinas – tudo isso pelo vislumbre de uma cena em seu trailer oficial. Sendo assim, qual é a sequência tão controversa que fez Barbie causar um verdadeiro incidente geopolítico?

“Depois de ser expulsa da Barbielândia por ser uma boneca ‘menos do que perfeita’, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade”, diz a sinopse oficial de Barbie.

Além de Margot Robbie (Eu, Tonya) no papel principal, o elenco de Barbie conta com astros e estrelas como Ryan Gosling (La La Land), Emma Mackey (Sex Education), Issa Rae (Insecure), Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Will Ferrell (O Âncora) e Helen Mirren (Hobbs & Shaw).

Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a cena de Barbie que resultou no banimento do filme em vários países; confira! (via ScreenRant)

Margot Robbie como Barbie

Barbie se envolve em polêmica geopolítica

Na última semana, o Governo do Vietnã proibiu as exibições comerciais do filme Barbie devido a uma cena que mostra um mapa do Mar do Sul da China com a “linha de nove traços” – área que é contestada pelo governo vietnamita.

Para quem não conhece, a polêmica “linha de nove traços” simboliza as reivindicações territoriais chinesas no Mar do Sul da China, reivindicações estas que o Vietnã contesta completamente.

Essa linha em forma de U, é importante lembrar, também foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional por um tribunal em Haia em 2016. A China, por sua vez, se recusa a reconhecer a decisão.

De acordo com Vi Kien Thanh, o diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã, secretaria subsidiária do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, o banimento do filme Barbie foi decidido pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã.

“Não concedemos licença para o filme americano Barbie ser lançado no Vietnã porque ele contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, teria afirmado o representante da pasta no jornal estatal Tuoi Tre.

Sob a mesma justificativa, Barbie pode ser banido em países como Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei, já que todas estas nações possuem reivindicações sobre a controversa área.

A controvérsia não deve ser tratada como brincadeira, já que se relaciona a importantes disputas territoriais entre países da Ásia. O problema é que, com a divulgação da cena que causou o incidente, é até difícil levar a polêmica a sério.

Afinal de contas, a cena em questão apresenta um mapa mundi que, claramente, foi desenhado por uma criança, com formas que não têm nada a ver com a divisão real dos países.

Na imagem, que você pode conferir abaixo, a polêmica linha – que nem aparece com 9, mas sim com 8 traços – aparece ao lado da figura azul identificada como “Ásia”.

A Warner ainda não se pronunciou sobre a polêmica. Mas, sob o ponto de vista comercial, faz muito mais sentido o estúdio exibir Barbie na China (país responsável por uma das maiores bilheterias do mundo) do que nas nações que podem banir o longa.

No Brasil, Barbie estreia em 20 de julho.

Sair da versão mobile