Divulgadas na última segunda-feira (12), as indicações ao Globo de Ouro de 2023 deram o que falar nas redes sociais. A premiação – que já é polêmica por si só – causou grande controvérsia ao não citar Tom Cruise pela performance em Top Gun: Maverick. Mas o astro está longe de ser o único esnobado do evento.
Como era de se esperar, filmes como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin e Os Fabelmans dominaram as categorias cinematográficas, com 8, 6 e 5 indicações cada.
Já na TV, o Globo de Ouro 2023 trouxe várias indicações para séries como The White Lotus, Abbott Elementary e The Crown.
Listamos abaixo os 6 maiores esnobados do Globo de Ouro de 2023; confira! (via Looper).
Sem indicações para Entre Mulheres
Sucesso de público e crítica, Entre Mulheres deveria ter sido indicado ao Globo de Ouro 2023. Essa adaptação do best-seller de Sarah Polley se destaca por seu elenco de estrelas, formado por Jessie Buckley, Claire Foy, Rooney Mara e Frances McDormand.
O filme, inclusive, foi citado pela AFI na lista de “filmes do ano”. Fãs e especialistas aguardavam indicações de Entre Mulheres nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção – o que acabou não acontecendo.
O Que Fazemos nas Sombras e Reservation Dogs ficaram de fora
O Que Fazemos nas Sombras (na foto acima) e Reservation Dogs, consideradas duas das melhores séries do ano pela crítica especializada, também ficaram de fora do Globo de Ouro 2023. Vale lembrar que O Que Fazemos nas Sombras, uma produção de Taika Waititi, já foi indicada a 17 Emmys.
A série Reservation Dogs, pouco conhecida no Brasil, acompanha a história de 5 adolescentes nativo-americanos que vivem em uma reserva indígena. A 1ª temporada foi indicada ao Globo de Ouro, mas a 2ª (ainda mais elogiada pela crítica) não foi citada pela premiação.
Não, Não Olhe! foi esnobado pelo Globo de Ouro
Dirigido por Jordan Peele – o criador de Corra! e Nós – se tornou um verdadeiro fenômeno de público e crítica em 2022. O filme mistura aventura, terror e ficção científica em uma trama de tirar o fôlego. Por isso, muitos especialistas se surpreenderam com a esnobada do longa no Globo de Ouro 2023.
Não, Não Olhe! não levou indicações em qualquer categoria da premiação. Vários motivos podem explicar a esnobada. Keke Palmer, por exemplo, foi submetida à categoria de Atriz Coadjuvante, mesmo sendo a co-protagonista do longa.
Danielle Deadwyler também ficou de fora
Nos últimos anos, o Globo de Ouro tem feito esforços para aumentar a representatividade da premiação. Afinal de contas, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood é formada, majoritariamente, por pessoas brancas. Esses esforços levaram à indicação de atrizes como Viola Davis (A Mulher-Rei) e Angela Bassett (Pantera Negra 2) às categorias de performance.
A maior esnobada do Globo de Ouro, dessa forma, pertence a Danielle Deadwyler – que dá um verdadeiro show de atuação como a mãe do adolescente Emmett Till (vítima de um linchamento racista nos Estados Unidos) no filme Till. Por sua performance, ela já recebeu o Prêmio Gotham além de uma homenagem da National Board of Review.
Produções internacionais foram esnobadas
As principais premiações cinematográficas de Hollywood, como o Oscar e o Globo de Ouro, nos últimos anos, têm expandido as indicações para produções internacionais. O objetivo da ação é desvincular as produções de língua não-inglesa à categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”.
Quem não se lembra da vitória monumental de Parasita, um filme sul-coreano, no Oscar de 2019? Porém, no Globo de Ouro de 2023, nenhuma produção internacional foi indicada à categoria de Melhor Filme – nem mesmo os aclamados RRR (na foto acima) e Nada de Novo no Front.
Tom Cruise não foi indicado ao Globo de Ouro
Para muitos especialistas, Top Gun: Maverick é o filme do ano. Além de garantir uma bilheteria de 1,4 bilhão de dólares, o longa ganhou o coração da crítica especializada e de espectadores do mundo todo. Por isso, o fato do longa ter sido indicado a apenas 2 categorias do Globo de Ouro é, no mínimo, estranho.
Top Gun: Maverick só figura nas categorias de Melhor Filme e Melhor Canção Original (Hold my Hand, de Lady Gaga). Tom Cruise, surpreendentemente, não foi indicado à categoria de Melhor Ator. Mesmo assim, como o ator também é produtor-executivo do longa, levará a estatueta para a casa se Maverick vencer como Melhor Filme.
O Globo de Ouro 2023 será realizado em 10 de janeiro de 2023. Clique aqui para conferir a lista completa de indicações.