Indicações

Capitã Marvel | TUDO o que você precisa saber e ler sobre a heroína antes do filme

Prestes a estrear nos cinemas do mundo foto, Capitã Marvel promete trazer um novo sopro de vida para o MCU, sendo o primeiro filme da Marvel protagonizado por uma heroína.

Capitã Marvel | Robert Downey Jr. mostra seu apoio ao filme

Fãs da Marvel já sabem que os filmes do MCU vêm repletos de referências às HQs, que podem passar despercebidas caso o público não conheça o material base do longa. Confira abaixo uma lista com todas as HQs importantes para a compreensão do filme, de seus personagens e de como a obra se conecta com outros filmes do MCU.

Quem é Mar-Vell?

Primeiramente, é importante que os fãs da Marvel entendam a história de Mar-Vell, o soldado Kree, contada na primeira edição de Capitã Marvel, lançada em 1969. Com o nome real de Mar-Vell, o alienígena ganhou o codinome de Capitão Marvel, após derrotar Yon-Rogg. A primeira edição da HQ também introduz Walter Lawson, a identidade secreta do herói, tomada por ele após o verdadeiro Lawson ser morto por Yon-Rogg. É vivendo a vida de Lawson que Mar-Vell conhece Carol Danvers, e começa seu relacionamento de amizade com a heroína. A edição #18 da HQ também traz um momento extremamente importante: a origem dos poderes da Capitã Marvel.

O que ler:

Capitã Marvel #1 – #3 (1969)
Capitã Marvel Masterworks Vol. 1 (2017)
Capitã Marvel #18 (1969)
Capitã Marvel Masterworks Vol. 2 (2017)

A Vida da Capitã Marvel

Para saber as origens dos poderes de Carol Danvers, é essencial a leitura da HQ A Vida da Capitã Marvel. Originalmente, a heroína ganhou seus poderes após ser exposta à radiação emanada na luta entre Mar-Vell e Yon-Rogg. A série de HQs lançada em 2018, expande a história de origem da heroína, ao explicar que a mãe de Carol não é humana, e sim uma poderosa guerreira Kree. Dessa forma, a linhagem completa de Carol Danvers leva aos Kree, e os poderes de seu DNA não surgiram devido à radiação, mas foram acordados por ela.

O que ler:

A Vida da Capitã Marvel #1 – #5 (2018)

A Guerra entre os Kree e os Skrull

O conflito entre os Kree e os Skrull é mostrado principalmente em um arco dos Vingadores publicado nos anos 70. Ambas as raças alienígenas já havia sido introduzidas em HQs da Marvel, e a guerra entre os dois povos foi o ponto focal de vários quadrinhos dos Vingadores. Os Skrulls queriam utilizar a Terra como campo de batalha na guerra contra os Kree, então Mar-Vell se juntou aos Vingadores para superar a ameaça.

O que ler:

Vingadores #89 – #97 (1971)
Vingadores: A Guerra Kree/Skrull (2012)

Monica Rambeau

Mar-Vell e Carol Danvers não foram os únicos a adotar o nome da Capitã Marvel nas HQs. Monica é uma das melhores amigas de Carol Danvers nas HQs. Ela é filha de Maria, personagem interpretada no novo filme por Lashana Lynch. Monica se tornou a segunda Capitã Marvel em O Espetacular Homem-Aranha Anual. Ela utilizou o título por um tempo, até Genis-Vell assumir a identidade da heroína. Depois, Monica assume outra identidade como super-heroína: Fóton. A HQ mostra as duas amigas juntas após um bom tempo separadas, e contém uma conversa hilária sobre codinomes e identidades secretas.

O que ler:

O Espetacular Homem-Aranha Anual (1982)
Capitã Marvel #7 (2012)
Capitã Marvel: Monica Rambeau (2019)

A família da heroína

Enquanto a vida da Capitã Marvel muda completamente a dinâmica da família de Carol Danvers, ainda é preciso entender como essa dinâmica se apresentava antes da introdução de poderes especiais. Na HQ Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 2, lançada no ano passado, Brian Reed mostra uma interação de partir o coração entre Danvers e a Vampira dos X-Men. Quando era uma vilã, Vampira sugou os poderes, memórias e emoções da heroína. Durante uma reunião com seus pais e irmãos, Carol Danvers mostra como o ataque da mutante foi desastroso para sua família. O Professor Xavier conseguiu restaurar as memórias da Capitã Marvel, porém suas conexões emocionais foram rompidas e não puderam ser reparadas.

O que ler:

Miss Marvel #31 Vol. 2 (2006)
Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 2 (2018)

Uma amiguinha animal

No novo filme da Marvel, a gatinha de Carol Danvers é chamada de Goose. Nas HQs, o pet recebe o nome de Chewie, e é introduzido em uma aventura envolvendo a Capitã Marvel e o Doutor Estranho. As HQs revelam que a gatinha chegou a ser usada como arma contra Warren Traveller, e ajudam a estabelecer a relação super fofa entre Carol Danvers e seu animalzinho de estimação.

O que ler:

Miss Marvel #4 Vol. 2 (2006)
Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 1 (2018)

Uma heroína humana

Um dos elementos mais interessantes da Capitã Marvel é sua humanidade. Seus erros e falhas a tornam uma personagem com a qual qualquer fã pode se identificar. A heroína apresenta seu lado mais vulnerável e humano no evento da Guerra Civil. Carol enfrenta uma verdadeira crise filosófica e de consciência na HQ. A personagem chega até a duvidar de suas próprias convicções ao prender Julia Carpenter na frente de sua filha pequena. Ela reconhece que errou, e tenta consertar os efeitos de seu erro. Ela não faz sempre a coisa certa, mas tenta viver sob um código de ética e conduta, assim como todos nós.

O que ler:

Miss Marvel #6 – #14 (2006)
Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 1 (2018)

Mais rápida, mais forte e mais poderosa

Provavelmente a versão da heroína mais familiar para os fãs, a Capitã Marvel de Kelly Sue DeConnick trouxe uma heroína charmosa e despreocupada, com senso de humor e extremamente poderosa. Carol Danvers nunca esteve tão confiante, mesmo mantendo sua vulnerabilidade. A série de HQs também traz diversos elementos espaciais que devem ser trabalhados no filme. Nessa série de quadrinhos, a Capitã Marvel interage com os Guardiões da Galáxia e conhece personagens importantes, como Tic e Tracy Burke.

O que ler:

Capitã Marvel #1 – #6 (2014)

Os Flerken

Se você quer saber mais sobre Goose (ou Chewie), a leitura das edições #7 e #8 de Capitã Marvel é essencial. É nelas que Rocket Raccoon revela que a gatinha é de uma raça alienígena chamada Flerken. A HQ conta também com uma cena memorável de colaboração entre Rocket e Chewie, lutando conta mercenários espaciais. O status alienígena da gatinha deve ser explorado no novo filme, e de acordo com brinquedos da linha oficial do longa, ele deve explicar algumas cicatrizes de Nick Fury.

O que ler:

Capitã Marvel #7 – #12 (2014)
Capitã Marvel Vol 2 (2014)
Capitã Marvel Vol. 3: Alis Volat Propriis (2014)

Capitã Marvel | Filme tem duas cenas pós-créditos; saiba mais

Brie Larson é a protagonista de Capitã Marvel, que também tem Samuel L. Jackson (Nick Fury), Clark Gregg (Phil Coulson), Ben Mendelsohn (Talos), Djimon Hounsou (Korath), Lee Pace (Ronan), Lashana Lynch, Gemma Chan (Minn-Erva), Algenis Perez Soto, Rune Temte, McKenna Grace, Kenneth Mitchell (Joseph Danvers) e Jude Law , (Yon-Rogg ou Mar-Vell) no elenco.

A dupla de cineastas independentes Ryan Fleck e Anna Boden (Half Nelson) dirige o filme.

Capitã Marvel estreia nos cinemas brasileiros em 7 de março.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.