Capitã Marvel | TUDO o que você precisa saber e ler sobre a heroína antes do filme

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Prestes a estrear nos cinemas do mundo foto, Capitã Marvel promete trazer um novo sopro de vida para o MCU, sendo o primeiro filme da Marvel protagonizado por uma heroína.

Capitã Marvel | Robert Downey Jr. mostra seu apoio ao filme

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Fãs da Marvel já sabem que os filmes do MCU vêm repletos de referências às HQs, que podem passar despercebidas caso o público não conheça o material base do longa. Confira abaixo uma lista com todas as HQs importantes para a compreensão do filme, de seus personagens e de como a obra se conecta com outros filmes do MCU.

Quem é Mar-Vell?

Primeiramente, é importante que os fãs da Marvel entendam a história de Mar-Vell, o soldado Kree, contada na primeira edição de Capitã Marvel, lançada em 1969. Com o nome real de Mar-Vell, o alienígena ganhou o codinome de Capitão Marvel, após derrotar Yon-Rogg. A primeira edição da HQ também introduz Walter Lawson, a identidade secreta do herói, tomada por ele após o verdadeiro Lawson ser morto por Yon-Rogg. É vivendo a vida de Lawson que Mar-Vell conhece Carol Danvers, e começa seu relacionamento de amizade com a heroína. A edição #18 da HQ também traz um momento extremamente importante: a origem dos poderes da Capitã Marvel.

O que ler:

Capitã Marvel #1 – #3 (1969)
Capitã Marvel Masterworks Vol. 1 (2017)
Capitã Marvel #18 (1969)
Capitã Marvel Masterworks Vol. 2 (2017)

A Vida da Capitã Marvel

Para saber as origens dos poderes de Carol Danvers, é essencial a leitura da HQ A Vida da Capitã Marvel. Originalmente, a heroína ganhou seus poderes após ser exposta à radiação emanada na luta entre Mar-Vell e Yon-Rogg. A série de HQs lançada em 2018, expande a história de origem da heroína, ao explicar que a mãe de Carol não é humana, e sim uma poderosa guerreira Kree. Dessa forma, a linhagem completa de Carol Danvers leva aos Kree, e os poderes de seu DNA não surgiram devido à radiação, mas foram acordados por ela.

O que ler:

A Vida da Capitã Marvel #1 – #5 (2018)

A Guerra entre os Kree e os Skrull

O conflito entre os Kree e os Skrull é mostrado principalmente em um arco dos Vingadores publicado nos anos 70. Ambas as raças alienígenas já havia sido introduzidas em HQs da Marvel, e a guerra entre os dois povos foi o ponto focal de vários quadrinhos dos Vingadores. Os Skrulls queriam utilizar a Terra como campo de batalha na guerra contra os Kree, então Mar-Vell se juntou aos Vingadores para superar a ameaça.

O que ler:

Vingadores #89 – #97 (1971)
Vingadores: A Guerra Kree/Skrull (2012)

Monica Rambeau

Mar-Vell e Carol Danvers não foram os únicos a adotar o nome da Capitã Marvel nas HQs. Monica é uma das melhores amigas de Carol Danvers nas HQs. Ela é filha de Maria, personagem interpretada no novo filme por Lashana Lynch. Monica se tornou a segunda Capitã Marvel em O Espetacular Homem-Aranha Anual. Ela utilizou o título por um tempo, até Genis-Vell assumir a identidade da heroína. Depois, Monica assume outra identidade como super-heroína: Fóton. A HQ mostra as duas amigas juntas após um bom tempo separadas, e contém uma conversa hilária sobre codinomes e identidades secretas.

O que ler:

O Espetacular Homem-Aranha Anual (1982)
Capitã Marvel #7 (2012)
Capitã Marvel: Monica Rambeau (2019)

A família da heroína

Enquanto a vida da Capitã Marvel muda completamente a dinâmica da família de Carol Danvers, ainda é preciso entender como essa dinâmica se apresentava antes da introdução de poderes especiais. Na HQ Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 2, lançada no ano passado, Brian Reed mostra uma interação de partir o coração entre Danvers e a Vampira dos X-Men. Quando era uma vilã, Vampira sugou os poderes, memórias e emoções da heroína. Durante uma reunião com seus pais e irmãos, Carol Danvers mostra como o ataque da mutante foi desastroso para sua família. O Professor Xavier conseguiu restaurar as memórias da Capitã Marvel, porém suas conexões emocionais foram rompidas e não puderam ser reparadas.

O que ler:

Miss Marvel #31 Vol. 2 (2006)
Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 2 (2018)

Uma amiguinha animal

No novo filme da Marvel, a gatinha de Carol Danvers é chamada de Goose. Nas HQs, o pet recebe o nome de Chewie, e é introduzido em uma aventura envolvendo a Capitã Marvel e o Doutor Estranho. As HQs revelam que a gatinha chegou a ser usada como arma contra Warren Traveller, e ajudam a estabelecer a relação super fofa entre Carol Danvers e seu animalzinho de estimação.

O que ler:

Miss Marvel #4 Vol. 2 (2006)
Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 1 (2018)

Uma heroína humana

Um dos elementos mais interessantes da Capitã Marvel é sua humanidade. Seus erros e falhas a tornam uma personagem com a qual qualquer fã pode se identificar. A heroína apresenta seu lado mais vulnerável e humano no evento da Guerra Civil. Carol enfrenta uma verdadeira crise filosófica e de consciência na HQ. A personagem chega até a duvidar de suas próprias convicções ao prender Julia Carpenter na frente de sua filha pequena. Ela reconhece que errou, e tenta consertar os efeitos de seu erro. Ela não faz sempre a coisa certa, mas tenta viver sob um código de ética e conduta, assim como todos nós.

O que ler:

Miss Marvel #6 – #14 (2006)
Capitã Marvel: Carol Danvers – Os Anos da Miss Marvel Vol. 1 (2018)

Mais rápida, mais forte e mais poderosa

Provavelmente a versão da heroína mais familiar para os fãs, a Capitã Marvel de Kelly Sue DeConnick trouxe uma heroína charmosa e despreocupada, com senso de humor e extremamente poderosa. Carol Danvers nunca esteve tão confiante, mesmo mantendo sua vulnerabilidade. A série de HQs também traz diversos elementos espaciais que devem ser trabalhados no filme. Nessa série de quadrinhos, a Capitã Marvel interage com os Guardiões da Galáxia e conhece personagens importantes, como Tic e Tracy Burke.

O que ler:

Capitã Marvel #1 – #6 (2014)

Os Flerken

Se você quer saber mais sobre Goose (ou Chewie), a leitura das edições #7 e #8 de Capitã Marvel é essencial. É nelas que Rocket Raccoon revela que a gatinha é de uma raça alienígena chamada Flerken. A HQ conta também com uma cena memorável de colaboração entre Rocket e Chewie, lutando conta mercenários espaciais. O status alienígena da gatinha deve ser explorado no novo filme, e de acordo com brinquedos da linha oficial do longa, ele deve explicar algumas cicatrizes de Nick Fury.

O que ler:

Capitã Marvel #7 – #12 (2014)
Capitã Marvel Vol 2 (2014)
Capitã Marvel Vol. 3: Alis Volat Propriis (2014)

Capitã Marvel | Filme tem duas cenas pós-créditos; saiba mais

Brie Larson é a protagonista de Capitã Marvel, que também tem Samuel L. Jackson (Nick Fury), Clark Gregg (Phil Coulson), Ben Mendelsohn (Talos), Djimon Hounsou (Korath), Lee Pace (Ronan), Lashana Lynch, Gemma Chan (Minn-Erva), Algenis Perez Soto, Rune Temte, McKenna Grace, Kenneth Mitchell (Joseph Danvers) e Jude Law , (Yon-Rogg ou Mar-Vell) no elenco.

A dupla de cineastas independentes Ryan Fleck e Anna Boden (Half Nelson) dirige o filme.

Capitã Marvel estreia nos cinemas brasileiros em 7 de março.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio