Já passamos do meio de 2023 e desde o começo do ano, diversas animações de destaque chegaram às telonas e telinhas.
De obras como Gato de Botas 2, a Suzume, há inúmeras ofertas de gêneros variados, indo da comédia, passando pelo drama, até à fantasia.
O melhor de tudo é que temos uma notável variedade em estilos visuais, que fogem do fotorrealismo de sempre, ou do traço Disney padrão, que vemos em Frozen e Enrolados, por exemplo.
Dito isso, separamos os sete filmes que consideramos o melhor do que a animação ofereceu em 2023. Confira!
Gato de Botas 2: O Último Pedido
“Gato queimou oito de suas nove vidas, embora tenha perdido a conta ao longo do caminho. Recuperar essas vidas enviará o Gato de Botas em sua maior missão até agora”, diz a sinopse do filme.
“Antonio Banderas retorna como a voz original do notório Gato de Botas enquanto ele embarca em uma jornada épica pela Floresta Negra para encontrar a mítica Estrela dos Desejos e restaurar suas vidas perdidas. Mas com apenas uma vida restante, Gato terá que se humilhar e pedir ajuda à sua ex-parceira e inimiga: a cativante Kitty Soft Paws (Salma Hayek na versão original)”, continua a sinopse.
Com um estilo de animação único, O Gato de Botas 2 conquistou o público e críticos, reacendendo a vontade por mais filmes da franquia Shrek. Quem sabe veremos o ogro de volta no futuro.
Super Mario Bros.: O Filme
“Com a ajuda da princesa Peach, Mario se prepara para enfrentar o todo-poderoso Bowser e impedir seus planos de conquistar o mundo”, diz a sinopse oficial de Super Mario Bros.
O filme baseado no querido personagem da Nintendo dividiu os críticos e fãs, mas seu sucesso é inegável, tornando-se uma das maiores bilheterias de filmes de animação de todos os tempos. É uma boa pedida para quem quer ver uma aventura cheia de humor para toda a família.
Demon Slayer: Para a Vila do Espadachim
Demon Slayer: Para a Vila do Espadachim é uma versão especial que mostra os dois últimos episódios da 2ª temporada totalmente remasterizados em 4K para cinema, com uma hora de material inédito.
Após o cruel assassinato de sua família, Tanjiro Kamado, um menino de bom coração, decide se tornar um caçador de demônios na esperança de transformar sua irmãzinha Nezuko novamente em humana.
O filme, naturalmente, precisa ser visto por quem já acompanha o anime, mas foi ainda assim bem elogiado pelos críticos.
Elementos
“Numa cidade onde os moradores de fogo, água, terra e ar vivem juntos, uma jovem fogosa e um cara que segue o fluxo descobrem algo elementar: o quanto eles realmente têm em comum”, diz a sinopse oficial de Elementos.
Embora esteja longe de seu auge, a Pixar entrega mais uma animação com proposta diferenciada. No presente momento, a obra conta com 75% de aprovação no Rotten Tomatoes, com mais de 180 críticas contabilizadas.
Nimona
“Nimona: Um cavaleiro é enquadrado em um crime que ele não cometeu e a única pessoa que pode ajudá-lo a provar sua inocência é Nimona, uma adolescente que muda de forma e pode ser o monstro que ele jurou matar”, começa a sinopse oficial.
“Ambientada em um mundo medieval tecnológico nunca visto antes em animações, essa história é sobre os rótulos que damos às pessoas e uma jovem que se recusa a ser definida pelos outros”, continua a sinopse de Nimona.
Nimona seria originalmente feito pela Disney, mas a Netflix acabou comprando o filme, quando ele foi descartado pela Casa do Mickey. Ele vem sendo amplamente elogiado, tendo conquistado invejáveis 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Suzume
“Enquanto os céus ficam vermelhos e o planeta treme, o Japão está à beira do desastre. No entanto, uma adolescente determinada chamada Suzume parte em uma missão para salvar seu país. Capaz de ver forças sobrenaturais que outros não conseguem, cabe a ela fechar as portas misteriosas que estão espalhando o caos por toda a terra. Uma jornada perigosa aguarda enquanto o destino do Japão repousa sobre seus ombros”, diz a sinopse de Suzume.
Suzume é o quarto filme de anime de maior bilheteria de todos os tempos e, sem dúvidas, um dos filmes mais elogiados do ano, com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. É do mesmo roteirista e diretor de Your Name, outro grande sucesso em anime.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso mostra Miles Morales lidando com a possibilidade de salvar aqueles que se foram em sua vida, o que gera conflito com outras versões suas no multiverso, inclusive o Homem-Aranha 2099.
Essa versão do Homem-Aranha já tinha aparecido na cena pós-créditos de Homem-Aranha no Aranhaverso. Portanto, não é bem uma surpresa que ele esteja de volta.
A direção de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é de Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson, com roteiro de David Callaham, Phil Lord e Christopher Miller. Shameik Moore volta no elenco de voz original, junto com Jake Johnson e Hailee Steinfeld.
A continuação tem dado o que falar, tendo sido elogiada tanto por críticos, quanto pelos fãs, ainda que muitos tenham ficado surpresos com seu final.