A história do Hulk é mais interessante do que muita gente pensa. Uma parte dela está ligada aos X-Men, ainda que não de maneira direta.
A história em quadrinhos O Incrível Hulk #393 trouxe importantes revelações sobre o passado do personagem.
É uma história em quadrinhos clássica, então não se trata de um novo lançamento. Teve grande importância na construção do Hulk como um dos personagens mais complexos da Marvel.
No enredo, Doc Sampson, o psiquiatra de Bruce Banner, estuda a sua mente um pouco mais a fundo para entender exatamente a natureza do monstro que o personagem guarda dentro de si.
Acontece que Hulk não é apenas o resultado da exposição à radiação gama, ao contrário do que muita gente pensa.
Uma pequena parte do Gigante Esmeralda estava dentro de Bruce Banner desde quando ele era muito jovem.
A radiação gama simplesmente “ativou” isso dentro do personagem. Mas é algo que já estava lá, principalmente por causa da infância traumática de Bruce Banner.
Os leitores descobrem que, quando era criança, ele era abusado verbalmente e fisicamente por seu pai, Brian Banner.
Brian espancava Bruce sem nenhuma explicação e o chamava de nomes desagradáveis, chegando a dizer que ele era um monstro que nunca seria amado por ninguém.
Os trágicos detalhes do passado de Bruce Banner
Havia um contexto para o comportamento abusivo de Brian Banner, no entanto. Doc Sampson observa que Bruce Banner cresceu durante a época da “histeria mutante” dos Estados Unidos.
O medo e o clima tenso da sociedade naquela época contribuiu para que Brian Banner se tornasse ainda mais psicótico.
Além disso, existe a suspeita de que ele acreditava, secretamente, que o seu próprio filho era um mutante.
Brian também trabalhava com radiação, e ele guardava consigo a perspectiva de que isso também poderia ter feito Bruce desenvolver algum tipo de mutação.
Não era o caso, obviamente. Bruce Banner nunca foi um mutante. Mas o que ele guardou consigo, em acréscimo com a radiação gama, deu origem a um monstro de pura raiva.
Embora não seja uma conexão tão direta, essa história de fundo cria uma interessante ligação entre o Hulk e os mutantes dos X-Men.
O MCU pode ser cheio de ligações legais, mas os quadrinhos conseguem ser ainda mais surpreendentes nesse aspecto.
Filmes da Marvel podem ser assistidos pelo Disney+.