1899 é a nova série da Netflix dos criadores de Dark, que também traz muitos mistérios e reviravoltas em sua trama. Mas a história é inspirada na realidade? Veremos isso agora.
A série original da Netflix começa com uma premissa bastante simples. Um grupo de viajantes pega um navio de Londres com destino à Nova York. Mas quando o capitão Eyk (Andreas Pietschmann) percebe que eles podem salvar um navio desaparecido há muito tempo – o Prometheus – esta jornada vai de esperançosa a horrível.
A série não é baseada em uma história verdadeira. Mas você pode se surpreender ao saber que 1899 está enraizado na realidade.
Vida real inspira elementos de 1899
Por mais insano que 1899 se torne, suas raízes são baseadas na real crise migratória europeia.
Também conhecida como crise dos refugiados sírios, esse evento global aconteceu como uma resposta à Guerra Civil Síria, bem como à Guerra do Kosovo e à Guerra do Afeganistão.
Ao longo de 2015, 1,3 milhão de pessoas fugiram dessas áreas afetadas e pediram asilo a países da Europa.
Esses refugiados eram em grande parte sírios, mas migrantes do Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Iraque, Eritreia e Bálcãs também foram para o continente europeu. Isso marcou o maior número de pessoas solicitando asilo em um único ano desde a Segunda Guerra Mundial, e isso mudou a política desses países.
Você pode ver vestígios desse evento em 1899. Por mais que esta série seja sobre seu mistério central, também é sobre como um grupo de pessoas de diferentes culturas pode se unir para enfrentar um pesadelo.
“Todo o ângulo europeu foi muito importante para nós, não apenas em termos de história, mas também na maneira como iríamos produzi-la”, disse Jantje Friese ao Deadline. “Realmente tinha que ser uma colaboração europeia, não apenas do elenco, mas também da equipe. Sentimos que com os últimos anos de declínio da Europa, queríamos dar um contraponto ao Brexit e ao nacionalismo crescente em diferentes países, para voltar àquela ideia de Europa e europeus trabalhando e criando juntos.”
1899 já está disponível na Netflix.