Luto

Atriz de Pokémon morre aos 51 anos

Diana Pérez dublava Jessie, da Equipe Rocket

A atriz Diana Pérez, que dublou Jessie na versão em espanhol de Pokémon, faleceu aos 51 anos. Sua morte foi confirmada por duas outras estrelas da franquia, por meio do Twitter.

Eduardo Garza, diretor de dublagem da versão espanhola de Pokémon, foi ao Twitter para prestar sua homenagem à falecida colega. A causa da morte de Perez ainda não foi revelada.

“Descanse em paz Diana Pérez, uma mulher forte, culta, inteligente e muito talentosa. Você está bem agora, amiga … nada dói mais. Boa Viagem”, tuitou Garza.

Sarah Natochenny, que dubla Ash Ketchum na versão em inglês do anime, também escreveu uma breve homenagem sobre a atriz mexicana.

“Descanse em paz Diana Pérez, a dubladora mexicana por trás de Jessie da Equipe Rocket na dublagem espanhola de Pokémon, desde o início. Enviando todo meu amor para sua família, amigos e fãs”, escreveu Natochenny.

Carreira de sucesso

Diana Pérez é uma das dubladoras mais famosas em língua espanhola. Ela já dublou inúmeros outros personagens de destaque em animes famosos e consolidou sua carreira ao longo dos anos.

Seus papéis incluem Luffy em One Piece, Kagura em InuYasha, Mitzy Nohara em Shin-chan, dentre outros.

Ela também trabalhou como dubladora de games, tendo emprestado sua voz para Kaguya Ōtsutsuki em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4.

Mais recentemente ela havia começado a se enveredar pela direção, dentre outras áreas da indústria cultural.

Nas redes sociais, alguns fãs ficaram de luto pela atriz, comentando seu falecimento (via Pop Culture).

“Acho que ela está decolando para sempre. Também mando meu amor para a família dela”, tuitou um fã.

“Esse é um tipo de devastação da qual Jessie não consegue proteger. Para meus companheiros fãs de Pokémon ao sul da fronteira, este é um dia triste”, escreveu mais um fã.

“Descanse em paz para ela! Ela sempre será a dubladora espanhola favorita de Jessie”, disse mais um fã.

A franquia Pokémon

A franquia Pokémon teve início em 1996, no portátil da Nintendo, o Gameboy. As duas primeiras versões a serem lançadas foram a Vermelha e a Verde. No ocidente, elas vieram como Vermelha e Azul, com a substituição do Venusaur por Blastoise na capa da Verde para a Azul.

Com o estrondoso sucesso dos games, eles logo foram adaptados para anime, em 1997. O sucesso japonês foi exportado para o restante do mundo e, com o passar dos anos, Pokémon se tornou a franquia de mídia mais lucrativa de todos os tempos.

Desde então, o anime de Pokémon já ganhou mais de 1100 episódios e continua em exibição. As regiões mostradas no desenho mudam periodicamente, acompanhando o lançamento dos games da franquia.

Nos consoles da Nintendo, o último lançamento da franquia foram os games Sword & Shield, que também ganharam expansões com novos monstros para capturar. Novos games foram recentemente anunciados, incluindo um remake de Diamond & Pearl e uma aventura totalmente nova.

A primeira temporada de Pokémon está disponível na Netflix. Outros filmes e temporadas do anime também podem ser encontrados na plataforma de streaming.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.