A precisão histórica de Vikings foi questionada por um especialista em armas.
A série, que estreou no canal History em 2013, é baseada em diversas sagas nórdicas que giram em torno do chefe viking Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) e seus descendentes.
O elenco da série incluiu também Katheryn Winnick, Jessalyn Gilsig, Gustaf Skarsgård, Gabriel Byrne, Donal Logue, Alyssa Sutherland, Alexander Ludwig, Kevin Durand, Jonathan Rhys Meyers, Ragga Ragnars e Ray Stevenson.
Recentemente, o Insider divulgou um vídeo onde especialistas em armas compartilharam suas opiniões sobre a precisão das cenas de combate de diversos filmes e programas de TV.
Em um segmento do vídeo, o especialista em armas e armaduras medievais Toby Capwell assistiu a uma cena da segunda temporada de Vikings.
Especialista detona Vikings
Capwell explicou que a batalha no episódio estava repleta de imprecisões, desde as roupas de couro usadas por Ragnar até o fato de que os personagens principais não estão usando capacetes, e que os capacetes usados pelos outros personagens estão “errados em 800 anos”.
“Vikings é uma fantasia… Há muitas coisas para gostar sobre esse programa, e isso o torna quase mais trágico para mim… Aqueles anglo-saxões estão todos usando capacetes do final do século 16. Os ‘burgonetes’ com o pente alto e a aba, eles estão errados em 800 anos… As roupas de couro de motoqueiro… Há quase nenhuma evidência histórica para roupas de couro”.
“Praticamente sem exceção, as pessoas do passado não faziam roupas de couro, é algo distintamente moderno. O machado está bom, não tenho problema com o machado. Mas tenho problema com os personagens principais não usarem capacetes. Você não pode entrar em uma batalha assim sem um capacete… Alguém como Ragnar Lothbrok… alguém dessa estatura teria uma armadura de malha incrível, ele teria joias, ele teria objetos de ouro espessos, ele teria uma espada dourada. Ele não precisa parecer um monte de lixo de couro. Vou dar uma nota 3 [de 10]”, continuou.
Embora Capwell tenha assistido apenas a trechos de um único episódio, os elementos específicos apontados estão presentes ao longo da série. No entanto, essas imprecisões não atrapalharam a narrativa do show.
Vikings continuou a cativar espectadores ao longo dos anos, eventualmente tendo seis temporadas e um total de 89 episódios antes de acabar em 2020.