Expectativa

O Problema dos 3 Corpos: Mistérios que a 2ª temporada precisa responder

Qual será a estratégia de Saul para tentar salvar o mundo?

O Problema dos 3 Corpos é uma das séries mais ambiciosas da Netflix
O Problema dos 3 Corpos é uma das séries mais ambiciosas da Netflix

Depois de uma temporada repleta de oito episódios alucinantes, O Problema dos 3 Corpos da Netflix chegou ao fim. 

Embora o desfecho tenha respondido a muitas das perguntas complexas que alimentam a série, os showrunners David Benioff, D.B. Weiss e Alexander Woo deixaram diversos aspectos por resolver para a segunda temporada.

Qual estratégia Saul Durand (Jovan Adepo) – agora um wallfacer recém-designado – irá elaborar para tentar salvar o mundo? O destino do cérebro de Will Downing (Alex Sharp), vagando pelo espaço, permanece incerto. Enquanto testemunhamos Tatiana Haas (Marlo Kelly) utilizando aquele fone de ouvido alienígena VR, fica a dúvida sobre o propósito exato que San-Ti queria transmitir a ela. Auggie Salazar (Eiza González) continuará penitenciando-se pelo uso de sua nanotecnologia armada, ou retornará à sua antiga amiga Jin Cheng (Jess Hong) para colaborar na tentativa de salvar o mundo?

Essas são apenas algumas das muitas questões que deixaram os espectadores ávidos por mais respostas e desdobramentos na próxima temporada.

O Problema dos 3 Corpos está na Netflix

Plano real do San-Ti

Entendemos que a raça alienígena tecnologicamente avançada conhecida como San-Ti vem de um sistema estelar instável de três corpos, localizado a quatro anos-luz da Terra. 

Segundo o guerreiro da IA San-Ti (Sea Shimooka), “Acabará por haver um cataclismo do qual não podemos nos recuperar. Nosso planeta será rasgado ao meio. Ou puxado para um dos sóis. Ou expulso para o espaço para sempre.” 

Em resposta à transmissão do Dr. Ye Wenjie, interpretada por Rosalind Chao, nos anos 70, os San-Ti decidiram que a Terra parecia ser a nova casa perfeitamente estável. Eles construíram uma frota de 1000 navios e partiram rumo à estrada intergaláctica, deixando parte do San-Ti para trás, daí vem o mantra “se um de nós sobrevive, todos nós sobrevivemos”.

Trabalhando em conjunto com a Organização Terra-Trisolaris (ETO), o San-Ti instilou medo na humanidade ao revelar seu conhecimento sobre o engano enquanto discutiam Chapeuzinho Vermelho com o magnata do petróleo Mike Evans (Jonathan Pryce). Posteriormente, eles ameaçaram interromper o progresso científico da humanidade, utilizando seu supercomputador sophon senciente e vigilância global como meios de coerção. 

No entanto, fica a incerteza sobre o verdadeiro plano deles quando finalmente chegarem à Terra em 400 anos. Eles têm a intenção de escravizar a raça humana, destruí-la completamente ou estarão dispostos a se sentar à mesa de negociações? Essa questão paira como uma sombra sobre o futuro da humanidade e adiciona uma camada de suspense à trama.

No episódio 4, Wenjie expressa ao ETO sua crença sincera de que os San-Ti estão vindo para ensinar à humanidade “como sobreviver e prosperar”. Os alienígenas estão perplexos com a humanidade, alegando que “deixaram de ter medo” como espécie. “Você entrou em contato com outro planeta. Este é o ato de uma espécie tímida?” questiona o San-Ti a Evans no episódio 3. “A falta de medo leva à extinção. Se seus ancestrais tivessem seguido os destemidos, você não existiria. A humanidade deve aprender a temer novamente.”

Essas observações levantam questões sobre o San-Ti e seu controle da tecnologia na Terra. Por que eles não assumem o controle da tecnologia terrestre 24 horas por dia, 7 dias por semana? Essa poderosa raça alienígena poderia facilmente tomar posse de todas as telas e dispositivos do planeta para enviar uma mensagem ameaçadora e demonstrar seu poder supremo aos céus, mas optam por permitir que nossas transmissões de TV, feeds da internet e dispositivos pessoais funcionem normalmente. Seria possível que eles tenham o poder de nos retornar à Idade das Trevas com um simples pensamento.

Além disso, o San-Ti permitiu que a importante estratégia de defesa terrestre, o lançamento do cérebro de Will no espaço, continuasse. Seria porque os San-Ti não têm certeza do que poderiam tirar disso, ou eles são simplesmente indiferentes? A resposta para essas perguntas pode ser encontrada no livro, que oferece uma explicação mais detalhada sobre as capacidades dos sophons.

Alex Sharp interpreta Will Downing em O Problema dos 3 Corpos

San-Ti vai encontrar o cérebro de Will e eles vão reconstruí-lo?

No grande sacrifício da temporada, Will doou seu cérebro para o infelizmente fracassado Projeto Staircase de Jin, embora tenha se recusado a jurar fidelidade à própria humanidade. 

Infelizmente, durante a missão, um dos cabos que mantinha a vela espacial no lugar se soltou, fazendo com que a sonda, com o cérebro de Will dentro, fosse enviada para fora do curso, agora condenada à deriva pelo espaço. E resta a pergunta: essa cápsula eventualmente chegará ao seu destino, interceptando os San-Ti? E se isso acontecer, os alienígenas farão exatamente o que os cientistas esperam que eles façam com sua tecnologia avançada: reconstruir Will de alguma forma? Somente o tempo e o espaço dirão.

Jovan Adepo como Saul Durand em O Problema dos 3 Corpos

Qual o plano de Saul para salvar o mundo?

No que pode ser considerado o trabalho mais “sem pressão!” de todos os tempos, Saul foi nomeado wallfacer no final da primeira temporada, colocando um alvo em suas costas e o destino do mundo em suas mãos, sem restrições.

Ele enfrenta uma limitação única: não tem permissão para falar sobre seus planos, escrevê-los ou usar qualquer forma de tecnologia para elaborar uma estratégia para salvar a humanidade. Tudo deve acontecer dentro dos recessos de sua mente. A cena reveladora em que Saul foi escolhido detém todas as respostas sobre por que ele foi selecionado.

A questão agora é: o que ele vai conceber? Uma pista sobre como Saul poderia abordar seu planejamento é sugerida no final, quando o detetive Da Shi leva Saul e Jin para observar a população de insetos em crescimento. Talvez “insetos”, como os San-Ti chamam os terráqueos, possuam mais poder e resiliência do que lhes é creditado.

Além disso, vale ressaltar que há dois outros wallfacers: a respeitada professora veterana Leyla Ariç e o historiador militar General Hou Boulin. Fica a incógnita sobre o que eles planejarão em seus palácios mentais. A próxima temporada promete revelar as estratégias elaboradas por esses três indivíduos para enfrentar a ameaça iminente.

Marlo Kelly faz Tatiana Haas em O Problema dos 3 Corpos

O que Tatiana viu no jogo?

No final da temporada, testemunhamos Tatiana, membro da Organização Terra-Trisolaris, vivendo relativamente fora da rede na floresta, após o ataque ao grupo de adoração alienígena em Londres. No episódio 7, ela é contatada pelo San-Ti através de seu aparelho de TV e informada de que sua jornada ainda não terminou. 

No desfecho, ao retornar do supermercado Tesco, ela encontra sua porta aberta e um fone de ouvido VR com seu nome marcado esperando por ela, junto com um cartão dizendo: “Se um de nós sobreviver, todos nós sobrevivemos”.

Este momento marca a primeira vez que vemos Tatiana colocar o fone de ouvido em si mesma, embora ela esteja bem ciente do que esperar dos jogadores. Mas o que exatamente o San-Ti quer mostrar à Tatiana? Ela está sendo solicitada a se juntar aos esforços dos outros jogadores para reidratar as massas, ou há algo mais que a raça alienígena deseja comunicar a ela?

Essa questão paira sobre a mente dos espectadores, sugerindo que Tatiana pode ter um papel crucial a desempenhar no desenrolar dos eventos futuros. A resposta para esse enigma pode revelar-se vital para o destino da humanidade e a resolução do conflito iminente com os San-Ti.

Eiza González como Auggie Salazar em O Problema dos 3 Corpos

Auggie vai mesmo voltar ou ela vai ficar expiando pelo Panamá?

Após o terrível massacre do navio de nanofibra do Canal do Panamá no episódio 5, Auggie enfrenta um período difícil.

Pela primeira vez, sua própria tecnologia inovadora foi utilizada em escala para fins destrutivos, resultando em um ataque devastador contra um navio cheio de pessoas, incluindo crianças, durante o evento conhecido como “Julgamento Final” de Evans. 

Auggie permaneceu por um tempo para cuidar de Will durante suas últimas semanas e se envolveu no projeto de Wade para ajudar sua melhor amiga Jin a criar uma vela espacial para a sonda explorar o universo. No entanto, quando o cérebro de Will é designado para o projeto, ela decide partir.

No final da temporada, a vemos ajudando uma comunidade afetada pela disenteria a filtrar água usando sua nanotecnologia. Fica evidente que ela está em uma missão para expiar os eventos do “Dia do Julgamento”, mas resta a dúvida se ela permanecerá lá ou eventualmente retornará para ajudar Saul e Jin a encontrar uma maneira de proteger o planeta.

O destino de Auggie permanece incerto, e sua jornada pessoal de redenção pode desempenhar nos eventos futuros da série. Sua decisão final de permanecer onde está ou retornar para se unir aos esforços para salvar a humanidade será um ponto a mais na narrativa em desenvolvimento.

Wade (Liam Cunningham) de O Problema dos 3 Corpos

Quem é Wade, realmente, e o que ele fará após a ameaça de San-Ti?

Liderando a resposta militar ao San-Ti, Thomas Wade (Liam Cunningham) é uma figura bastante misteriosa, com planos separados para desenvolver a tecnologia de hibernação para estar presente quando os San-Ti chegarem em 400 anos. 

Não está transparente a quem exatamente Wade se reporta — no episódio 1, Da Shi explica que os gerentes de Wade são “governos… a maioria deles”, mas no episódio 5, Auggie aponta que ninguém realmente sabe para quem Wade trabalha. Tudo o que sabemos é que ele administra o Palácio Negro, a sede da Agência de Inteligência Estratégica (SIA) em Londres — uma agência que não existe na realidade, mas parece uma alusão ao Serviço Secreto de Inteligência (SIS) do Reino Unido e à Agência Central de Inteligência (CIA).

No final da temporada, Wade é diretamente ameaçado pelo San-Ti durante um voo, quando os alienígenas cortam a tecnologia de seu avião e falam através das telas da aeronave. “Esperamos conhecê-lo se sua tecnologia de hibernação funcionar”, diz o San-Ti a Wade, elogiando-o como um líder forte. “Queremos que você saiba que haverá um lugar para você quando chegarmos. Você faz parte do nosso plano.”

A conversa de Wade com o San-Ti toma um rumo sombrio quando ele é confrontado com sua própria contagem regressiva e é aterrorizado por uma visão de si mesmo com os olhos arrancados, criada pelo guerreiro San-Ti.

O que exatamente os San-Ti querem de seu inimigo implacável permanece um mistério intrigante que sem dúvida será explorado na próxima temporada. Suas intenções para com Wade e como ele se encaixa em seus planos ainda não foram totalmente reveladas, adicionando uma camada adicional de suspense e intriga à trama.

Raj pode ir para a lua

Os planos da base lunar

No episódio 6, Wade menciona o plano de construir uma base na lua, e isso certamente abre possibilidades intrigantes para a trama futura. Ele menciona especificamente a construção de uma base na planície de lava Mare Imbrium, dentro de uma cratera gigante, onde navios maiores serão montados, em preparação para a chegada da frota de 1000 navios dos San-Ti.

A ideia de uma base lunar na Mare Imbrium oferece uma perspectiva fascinante sobre a expansão das atividades humanas no espaço, bem como o potencial de confronto com os alienígenas. Será interessante ver como esse plano se desenrola e se a base lunar desempenhará um papel significativo na defesa da Terra contra os San-Ti na segunda temporada.

Essa promessa de exploração espacial e estratégia militar na lua adiciona uma camada adicional de complexidade e emoção à história, deixando os espectadores ansiosos para descobrir o que acontecerá a seguir. A inclusão dessa trama na segunda temporada certamente promete uma narrativa ainda mais envolvente e repleta de reviravoltas.

Ilustração de um tardígrado

Como os alienígenas realmente se parecem?

A observação sobre o elemento de desidratação nos San-Ti é intrigante e pode fornecer pistas sobre a natureza desses alienígenas. O fato de eles serem capazes de desidratar e posteriormente reidratar sugere que possuem algum tipo de corpo físico ou forma biológica que lhes permite realizar esse processo.

É interessante notar a comparação com os tardígrados, também conhecidos como “ursos-d’água”, que são criaturas microscópicas extremamente resistentes capazes de sobreviver em condições adversas, incluindo desidratação extrema. Os tardígrados podem entrar em um estado de animação suspensa, conhecido como criptobiose, durante o qual podem permanecer por anos até que as condições se tornem favoráveis novamente.

Essa comparação sugere que os San-Ti podem compartilhar algumas características com os tardígrados, pelo menos em termos de capacidade de sobrevivência e adaptação a ambientes hostis. Se eles se assemelham fisicamente aos tardígrados ou se sua capacidade de desidratação é resultado de tecnologia avançada ou biologia alienígena ainda é desconhecido, mas certamente é uma pista interessante a ser explorada na série.

O Problema dos 3 Corpos está fazendo maior sucesso na Netflix e vale muito você conferir. Veja o trailer:

Sair da versão mobile