Em 2022, Wandinha entrou para a seleta lista das séries mais populares da Netflix. Produzida por Tim Burton, a série traz o inconfundível estilo do cineasta para um universo bem diferente. O envolvimento do diretor na produção de Wandinha foi muito importante – e durante as gravações, ele se recusou a alterar uma música da série.
“Inteligente, sarcástica e apática, Wandinha Addams pode estar meio morta por dentro, mas na Escola Nunca Mais ela vai fazer amigos, inimigos e investigar assassinatos”, diz a sinopse de Wandinha na Netflix.
Além de Jenna Ortega (Pânico) no papel principal, o elenco de Wandinha conta também com Catherine Zeta Jones (A Lenda de Zorro), Luis Guzmán (Narcos), Gwendoline Christie (Game of Thrones), Christina Ricci (Yellowjackets) e Riki Lindhome (Entre Facas e Segredos).
Mostramos abaixo por que Tim Burton se recusou a mudar uma música na trama de Wandinha; confira! (via Looper)
Tim Burton ajudou na construção da trilha de Wandinha
Como os fãs de Wandinha já sabem, a trilha sonora é um dos elementos mais importantes da série.
Quem não se lembra da icônica cena do baile, na qual Jenna Ortega protagoniza uma desconcertante coreografia ao som de “Goo Goo Muck”, da banda The Cramps?
Em um papo recente com o site SyFy Wire, Jay Prychidny, o editor da 1ª temporada de Wandinha, falou sobre a importância da trilha sonora e da edição para a condução da trama da série.
“Gosto de imaginar como a própria Wandinha teria editado essa série – a maneira como ela entrega seus diálogos é muito aguçada, muito precisa. Então, tentei imitar esse estilo na edição dos episódios”, disse o editor.
Uma canção que desempenha um papel crucial na trama de Wandinha é o cover de cello de “Nothing Else Matters”, da banda Metallica.
“No final do 3º episódio, temos esse cover do Metallica… Eu estava procurando no YouTube covers de cello de várias músicas pop, e quando encontrei esta, editei a sequência na hora”, afirmou Prychidny.
Tim Burton, o produtor executivo de Wandinha, aprovou a escolha. O cineasta, inclusive, se recusou a alterar a música – mesmo após um pedido da própria Metallica.
“O Tim adorou a ideia, e não aceitou mudá-la. Achei que, talvez, o Danny Elfman (compositor da série) escreveria uma canção original para a Wandinha tocar no cello. Mas quando o cover foi incluído, o Tim aprovou na hora. Eventualmente, a própria banda quis oferecer uma versão diferente… e ele ficou tipo ‘Não, não, temos que usar a original’. Ele concluiu que o arranjo sombrio ficou perfeito para a estética de Wandinha”, explicou o editor.
Não há informações sobre como pode ser a história da segunda temporada de Wandinha, que já foi anunciada.
O cover da música “Nothing Else Matters” que aparece em Wandinha foi produzido pela banda finlandesa de metal sinfônico Apocalyptica. Confira o vídeo abaixo!
A 1ª temporada de Wandinha está disponível na Netflix.