Streaming

Crítica | Star ainda tem muito a melhorar se quiser ser a próxima Empire

ATENÇÃO PARA SPOILERS A SEGUIR

Na superfície, há muito em comum entre as duas séries musicais de Lee Daniels para a Fox: assim como a veterana (e recordista de audiência) Empire, a estreante Star é um novelão passado no mundo do hip-hop, contem músicas originais que variam de competentes a espetaculares, e mistura atores e atrizes novatos com alguns profissionais conhecidos do público. Em seus melhores momentos, ambas as séries são dramas exagerados, mas coerentes, com reviravoltas excitantes e uma mensagem socialmente relevante para passar.

A diferença-chave, aqui, é que Star ainda não encontrou a zona de conforto que Empire achou após três temporadas no ar – e exatamente como a série-irmã, Star é uma bagunça incompreensível quando perde o rumo, derrapando em má direção, edição e concepção, momentos sofríveis eventualmente salvos pelo elenco mais experiente, que se esforça para criar algo parecido com uma narrativa a partir desse desastre todo.

Em seu episódio de estreia, Star está mais em seu pior do que em seu melhor. A história é focada na personagem-título (Jude Demorest, vista em Dallas), uma jovem branca que vive na casa de uma família adotiva cruel – ela foge e se reúne com sua irmã, Simone (Brittany O’Grady, de The Messengers). Juntas, elas são acolhidas por Carlotta (Queen Latifah), uma amiga da falecida mãe das duas, e ao lado da garota rica Alexandra (Ryan Destiny, de Low Winter Sun) embarcam em uma carreira musical como um girl group.

Está faltando Cookie

Nas margens dessa história, Lenny Kravitz e Naomi Campbell formam um casal absurdamente caricato como os pais de Alexandra. Nós entendemos o impulso de Daniels ao criar essas figuras pitorescas, visto o sucesso de Cookie Lyon em Empire, mas a verdade é que Kravitz e Campbell não são metade dos intérpretes que precisariam ser para se comparar com Taraji P. Henson e Terrence Howard. Enquanto a matriarca de Empire agarra a atenção do espectador imediatamente ao entrar em cena, Kravitz e Campbell parecem apenas um casal de revirar os olhos em alguma novelinha mexicana.

Os atores nos quais Star deveria apostar são, a bem da verdade, Queen Latifah e Benjamin Bratt, que interpreta o empresário do grupo musical das protagonistas, que tem uma longa história com Carlotta, personagem de Latifah. Ambas as performances emprestam um senso de desespero, profundidade e amargura aos personagens, criando um retrato da vida no showbusiness que parece mais genuíno e digno de se acompanhar do que aquele trilhado pelas protagonistas.

As garotas do grupo principal sabem cantar, mas ainda precisam trilhar um longo caminho na atuação, e Star cria situações dramáticas demais em pouco tempo de episódio, caindo em uma espiral de tramas mal resolvidas que vão muito além do simples fato de esse ser só o piloto da série. O problema de Star não é que ela está só começando, mas que ela começou muito mal. Empire segura sua audiência (e é eventualmente uma grande série) porque consegue o quase impossível: equilibrar uma narrativa alucinante, de puro impacto, com a consciência de sua importância cultural e da prioridade de contar uma história.

Apostar que daria certo duas vezes foi um risco que Lee Daniels não deveria ter corrido.

Queen Latifah em Star
Queen Latifah em Star
Sair da versão mobile