Mudanças

Percy Jackson do Disney+ corrige história mais problemática dos livros

Série do Disney+ aborda um relacionamento tóxico de forma diferente

Percy Jackson é exibida pelo Disney+
Percy Jackson é exibida pelo Disney+

Percy Jackson e os Olimpianos chegou ao Disney+ e conta com sua parcela de mudanças em relação ao material de origem. Uma delas conserta uma história bastante problemática dos livros originais.

A série conta a história fantástica de um semideus moderno de 12 anos, Percy Jackson, que está apenas começando a lidar com seus recém-descobertos poderes sobrenaturais quando Zeus o acusa de roubar seu raio-mestre de relâmpagos.

Agora, Percy precisa percorrer toda a América para encontrá-lo e restaurar a ordem no Olimpo.

O elenco é liderado por Walker Scobell, de O Projeto Adam, no papel de Percy Jackson. Aryan Simhadri e Leah Sava Jeffries fazem Grover e Annabeth, respectivamente.

Outros atores ainda fazem parte do elenco, incluindo Virginia Kull no papel de Sally Jackson, Glynn Turman como Quíron, Jason Mantzoukas como Dionísio/Sr. D, Megan Mullally como Sra. Dodds e, finalmente, Timm Sharp como Gabe Ugliano. Lance Reddick interpreta Zeus e Toby Stephens vive Poseidon.

Continue lendo para saber a mudança que Percy Jackson e os Olimpianos do Disney+ faz em relação a Gabe, namorado da mãe do protagonista.

Gabe em Percy Jackson e os Olimpianos

Relação com Gabe é alterada na série de Percy Jackson

Uma das histórias mais problemáticas dos livros de Percy Jackson gira em torno da mãe de Percy e de seu namorado, Gabe Ugliano.

No material de origem, Gabe é apresentado como um caloteiro, que vive com Sally e Percy. Seu comportamento é abusivo, e Percy percebe em determinado momento que Sally tem medo dele – e que ele provavelmente já abusou fisicamente de sua mãe antes.

Isso nunca é explorado com a profundidade adequada, e a revelação posterior de que Sally ficou com Gabe para proteger Percy dá um toque desconfortável ao seu “sacrifício”, quase o retratando como honroso.

Embora não haja nada de errado em explorar o tema muito real da violência doméstica, os livros de Percy Jackson simplesmente não tratam essa subtrama com o peso necessário. Os livros encobrem o relacionamento de Sally e Gabe na maior parte do tempo, tornando a dinâmica deles um detalhe incômodo e preocupante.

Felizmente, a série de Percy Jackson faz um trabalho melhor com esse elemento dos livros, alterando a dinâmica entre Sally e Gabe para melhor.

Embora Gabe ainda seja retratado como um aproveitador e um idiota na série Percy Jackson da Disney, ele não é tão ruim quanto sua contraparte dos livros. Em vez de fazer com que Gabe seja genuinamente assustador ou completamente abusivo, a série opta por retratá-lo como um personagem antipático, detestável e preguiçoso.

Nenhuma dessas qualidades é admirável, claro, mas ele parece ser mais um incômodo para Sally e Percy do que uma preocupação legítima.

Sally não pede a permissão de Gabe antes de tomar decisões e está disposta a gritar com ele, o que sugere que ela não tem medo dele. Percy também não tem as revelações inexploradas sobre o relacionamento de sua mãe e Gabe que ele tem nos livros.

Considerando que Percy Jackson provavelmente não teria tempo para elaborar a vida doméstica de Percy, é melhor que a série do Disney+ altere esse elemento do material de origem.

Percy Jackson e os Olimpianos já está disponível no Disney+.

Segundo o criador de Percy Jackson, Rick Riordan, a 2ª temporada já começou a ser desenvolvida.

Sair da versão mobile