Alerta de spoilers
A 2ª temporada de A Casa do Dragão segue sendo gravada, com vídeos e fotos mostrando um pouco do que podemos esperar desses novos episódios da derivada de Game of Thrones. Um desses vídeos revela um novo apelido para Rhaenyra, que prepara um acontecimento futuro da série.
No vídeo em questão, a rainha Targaryen é chamada de Rhaenyra, a Cruel, uma referência a Maegor, o Cruel, um dos piores reis da história de Westeros, que cometeu uma série de atrocidades contra o povo e contra sua própria família no passado.
Já por que Rhaenyra é chamada assim, claramente é parte da propaganda dos verdes (o lado da guerra de Aegon II), que a culpa pela morte de Jaehaerys, na noite brutal que veio a ser conhecida como Sangue e Queijo.
No início da Dança dos Dragões, o príncipe Lucerys Velaryon, filho de Rhaenyra Targaryen, é morto em uma luta de dragões com seu primo, Aemond Targaryen (filho do rei Viserys e sua segunda esposa, Alicent Hightower).
Isso inevitavelmente requer vingança, com Daemon Targaryen declarando que deve ser “um filho por um filho”.
Sangue e Queijo são contratados por Daemon para matar um dos filhos do rei Aegon II Targaryen, o que eles fazem da maneira mais horrível possível, incluindo forçar a esposa de Aegon, a Rainha Helaena, a escolher qual filho vai morrer.
Como contado no livro de Martin, Fogo & Sangue, Sangue e Queijo esgueiram-se até o quarto de Alicent Hightower, que eles amarraram, sabendo que Helaena virá com seus três filhos: príncipe Jaehaerys, princesa Jaehaera, e príncipe Maelor.
Sangue e Queijo forçam Helaena a escolher entre seus dois filhos – quando ela oferece sua própria vida em vez disso, eles recusam; quando dura muito tempo, eles ameaçam abusar sexualmente de sua filha – e, eventualmente, a Rainha escolhe seu filho mais novo, Maelor.
Em vez disso, Sangue corta a cabeça de Jaehaerys, e os dois fogem da Fortaleza Vermelha. É um momento verdadeiramente brutal, de cair o queixo não apenas por seu conteúdo gráfico e perturbador, mas por seu impacto persistente, com Helaena nunca se recuperando dele e descendo para a “loucura”, como o livro descreve.
Mas por que o apelido é má notícia para Rhaenyra? Veremos a seguir, logo após o vídeo que revela o apelido da personagem.
Apelido de Rhaenyra prepara queda da rainha
Eventualmente, no livro Fogo e Sangue, Rhaenyra consegue tomar Porto Real, mas sua estadia por lá dura muito pouco.
A população se revolta contra ela por conta do aumento dos impostos e por causa de um fanático religioso, que pregava contra os Targaryen.
Eventualmente, o povo se revolta, começa a matar os dragões e Rhaenyra é forçada a deixar Porto Real, indo de volta para Pedra do Dragão.
O apelido Rhaenyra, a Cruel, prepara esse evento, já plantando a semente do ódio do povo da cidade contra ela.
A 1ª temporada de A Casa do Dragão está disponível no HBO Max.