Impacto

Game of Thrones não existiria sem a Roda do Tempo e George R. R. Martin sabe disso

Autor de As Crônicas de Gelo e Fogo reconhece a importância da obra de Robert Jordan

Sansa e Jon em Game of Thrones
Sansa e Jon em Game of Thrones

Os fãs de fantasia estão experimentando uma era de riqueza e abundância. Game of Thrones, baseada na saga literária de George R.R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, encerrou-se em 2019 após quase uma década de aclamação crítica.

Isso inspirou outros estúdios a produzirem suas próprias séries de fantasia grandiosas. Desde então, produções como Os Anéis de Poder da Amazon e The Witcher da Netflix têm inundado o mercado, proporcionando aos fãs uma profusão de opções.

Isso sem mencionar a vasta quantidade de livros de fantasia e ficção científica que chegam às prateleiras a cada dia.

Entre essas produções, destaca-se também A Roda do Tempo, uma série de fantasia que exibiu sua segunda temporada no Prime Video no ano passado.

A saga literária de mesmo nome, escrita por Robert Jordan, é um verdadeiro marco nesse gênero. Jordan publicou o primeiro livro de A Roda do Tempo em 1990, seis anos antes de George R.R. Martin publicar A Guerra dos Tronos.

Apesar da morte de Jordan em 2007, antes de concluir sua obra, o autor Brandon Sanderson contribuiu com três volumes adicionais, trabalhando com as notas deixadas por Jordan. Ao final, a série de livros englobou 14 romances, finalizando em 2013.

Arte da 2ª temporada de A Roda do Tempo

A importância de A Roda do Tempo

A importância da série A Roda do Tempo é amplamente reconhecida, inclusive por Martin.

“Jordan essencialmente quebrou o molde da trilogia que o autor de O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien ajudou a estabelecer. Ele nos mostrou como criar um livro maior do que uma trilogia. Eu não acho que minha série teria sido possível sem o sucesso de A Roda do Tempo. Eu sempre quis uma narrativa expansiva, e Jordan, em grande medida, tornou isso possível com sua série”, disse o autor à EW.

Tanto as obras de Martin quanto as de Jordan se expandem em várias direções, com inúmeros personagens e locais para serem lembrados.

Isso difere de O Senhor dos Anéis, que, embora possua uma vasta mitologia, mantém um foco mais restrito em um grupo seleto de personagens e lugares.

“O trabalho de Robert Jordan realmente tornou minha série possível”, enfatizou Martin.

A Amazon está trabalhando em uma nova temporada de A Roda do Tempo. Já a franquia criada por George R.R. Martin continua na TV por meio de A Casa do Dragão, no Max.

Sair da versão mobile