É difícil imaginar outro ator além de Ian McKellen interpretando Gandalf em O Senhor dos Anéis, mas por pouco, outra lenda do Cinema não viveu o mago criado por J.R.R. Tolkien.
Antes de Sir Ian McKellen, o saudoso Christopher Plummer quase estrelou O Senhor dos Anéis como Gandalf.
Plummer ganhou reconhecimento por seu papel como Capitão Georg von Trapp ao lado de Julie Andrews em A Noviça Rebelde. Ele deixou para trás uma carreira de ator que durou sete décadas, com sua mais recente aparição no filme Entre Facas e Segredos.
Ele conquistou muitos prêmios durante seu longo período na indústria cinematográfica, incluindo um Oscar, dois Tonys, dois Emmys e uma indicação ao Grammy.
Apesar do longo currículo de Plummer, o falecido ator lamentou ter deixado de atuar em O Senhor dos Anéis. No entanto, ele ainda elogiou McKellen por sua interpretação calorosa de Gandalf.
Por que Christopher Plummer não quis interpretar Gandalf
Em uma aparição de 2015 no programa Conan, Plummer discutiu recusar o papel nos filmes de Peter Jackson. A trilogia exigia que seus atores se comprometessem com contratos de longo prazo enquanto filmavam na Nova Zelândia longe de suas famílias.
Foram necessários 438 dias para filmar toda a trilogia. “Achei que havia outros países que gostaria de visitar antes de morrer”, disse Plummer.
O ator revelou sua apreciação pelo trabalho de J.R.R. Tolkien e como ele “cresceu com O Senhor dos Anéis”.
Isso fez com que ele se arrependesse de não ter assumido o papel. Apesar de sua decepção por não se envolver na trilogia de filmes, Plummer ainda elogiou McKellen por sua interpretação de Gandalf. “Eu poderia ter sido um pouco frio e sério, ele era caloroso”, disse Plummer.
Plummer e McKellen não foram os únicos atores conhecidos considerados para interpretar Gandalf, o Cinzento. A equipe de elenco também ofereceu o papel ao falecido ator de James Bond, Sean Connery, e ao ator de Star Trek, Patrick Stewart. De acordo com o Independent, Connery recusou O Senhor dos Anéis porque “simplesmente não entendeu o roteiro”. Stewart também rejeitou o filme pelo mesmo motivo que Connery.
Os filmes de O Senhor dos Anéis podem ser assistidos no HBO Max.