Diversos personagens em Harry Potter não são preto no branco, no sentido de que fizeram ações bem questionáveis. Esse é o caso de Tiago Potter (ou James no original), pai do bruxinho protagonista.
A maior parte da história de Harry Potter é contada exclusivamente do ponto de vista do próprio Harry, então há muito sobre o mundo mágico que os fãs não conhecem.
Isso também vale para certos eventos passados, incluindo muito da história da família de Harry. Os filmes revelam vislumbres da vida de Tiago e Lily Potter, mas não o suficiente para obter uma imagem geral precisa de quem eles eram. Isso levou a uma recepção mista quando se trata do pai de Harry.
Um usuário do Reddit explicou (via Looper) exatamente por que eles gostam de Tiago Potter e fez alguns pontos bem relevantes.
A crítica deles se resumia ao fato de que Tiago fez amizade com quem não tinha amigos, casou-se com uma mulher nascida trouxa, mesmo que não fosse popular na época, e sacrificou sua própria vida para tentar proteger Harry e Lily de Voldemort.
Fãs estão divididos acerca do pai de Harry Potter
No entanto, a publicação provocou uma grande discussão nos comentários sobre Tiago realmente ser uma boa pessoa.
Um fã apontou que Tiago e Sirius Black intimidaram Severus Snape por causa de seu cabelo e falta de riqueza quando eram crianças.
Outro fã apontou como Tiago tentou convencer Lily a sair com ele prometendo nunca mais intimidar Severus, o que é uma coisa bastante abominável de se fazer, mesmo que ele tivesse apenas 15 anos na época.
Já outra pessoa acredita que o Tiago adulto se tornou uma pessoa totalmente diferente e foi inspirado por sua esposa Lily a mudar.
Isso não apaga o bullying cometido por ele nos tempos de escola, mas mostra que realmente ninguém é totalmente bom, ou totalmente ruim – talvez, quem sabe, Voldemort.
Os filmes de Harry Potter estão disponíveis no HBO Max.